Fóruns de Discussão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Um Mapeamento Sistemático do seu Uso nos Contextos Brasileiro e Latino-Americano

Resumo


Com objetivo de melhor compreender a utilização da ferramenta fórum de discussão em ambientes virtuais de aprendizagem nos contextos brasileiro e latino-americano, o presente artigo apresenta resultados de um mapeamento sistemático conduzido a partir da análise de artigos completos de periódicos e capítulos de livros, nos idiomas português e espanhol, encontrados em bases de dados que agregam diversas publicações nesses idiomas. Os achados sugerem que o fórum de discussão tem sido utilizado como um recurso facilitador dos processos de ensino-aprendizagem online por promover um espaço de interação e colaboração entre os participantes dos cursos.

Palavras-chave: Fórum de discussão, Ambiente virtual de aprendizagem, Mapeamento sistemático

Referências

Abrão, R. K., Da Silva, J. de S., Da Silva, J. A. (2011) “A construção identidades dos alunos de EaD através dos seus discursos em um fórum de discussão”, RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 1.

Arango, M. (2003) “Foros virtuales como estrategia de aprendizaje”, Revista Debates Latinoamericanos, v. 2, n. 7.

Batista, E. e Gobara, S. (2007) “O fórum on-line e a interação em um curso a distância”, RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, n. 1.

Brito, V. (2004) “El foro electrónico: una herramienta tecnológica para facilitar el aprendizaje colaborativo”, Edutec. Revista electrónica de tecnología educativa, n. 17, p. a038-a038.

Castro, M. N., Suárez, C. X., Soto, E. V. (2016) “El uso del foro virtual para desarrollar el aprendizaje autorregulado de los estudiantes universitarios”, Innovación educativa (México, DF), v. 16, n. 70, p. 23-41.

Castro, E. e De Freitas, L. (2013) “Mediação Pedagógica Em Fóruns Virtuais: Um Olhar Sobre Uma Prática”, XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE.

Da Costa, O. S. e Lucena, F. G. J. (2006) “Animação de fóruns virtuais de discussão– novo caminho para a aprendizagem em EAD via web”, RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 2.

Da Silva, C. I. (2014) “O fórum – lugar da interação, da leitura e de algo mais”, Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 5, n. 9.

De Almeida, M. E. B. (2003) “Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes virtuais de aprendizagem”, Educação e pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327-340.

De Almeida, R. E. et al. (2016) “Fóruns de discussão no Moodle: proposta de apresentação visual das interações”, SIED: EnPED-Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância.

De Brito, D. O. (2017) “A utilização do fórum de EAD ou fórum on-line enquanto instrumento educacional na modalidade de educação a distância (EAD)”, Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 9, n. 15.

De Guadalupe, G. L. M. (2010) “El aprendizaje del lenguaje científico en un foro virtual”, Científica, v. 14, n. 1, p. 3-8.

De Lima, L. G. R. e Haguenauer, C. J. (2015) “Perspectiva dos alunos de um curso superior sobre o uso das ferramentas e-mail, chat e fórum em um ambiente virtual de aprendizagem”, Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 10, n. 1, p. 83-97.

De Oliveira, G. P. (2011) “O fórum em um ambiente virtual de aprendizado colaborativo”, São Paulo: Associação Brasileira de Educação a Distância.

De Pepa, M. e Adriana, M. (2006) “La utilización de foros virtuales en la universidad como metodología de aprendizaje colaborativo”, Revista cognición, v. 8, p. 59-74.

Dias, D. et al. (2011) “Ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta para o estudo extra classe e educação continuada”, Cogitare Enfermagem, v. 16, n. 3, p.565-568.

Dos Santos, F. S. (2009) “O fórum livre como recurso de melhoria da relação tutor-aluno no ambiente virtual: a experiência do ‘bote a boca no trombone...!’”, Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 1.

Falbo, R. (2018) “Mapeamento Sistemático”. v.7, Disponível em: https://inf.ufes.br/~falbo/files/MP/TP/Sobre_MS.pdf. Acesso em: 16 jun 2020.

Fëdorov, A. (2006) “Siglo XXI, la universidad, el pensamiento crítico y el foro virtual”, Revista Iberoamericana de Educación, v. 38, n. 5, p. 1-11.

Fëdorov, A. (2006) “Foro virtual como una estrategia metodológica para el desarrollo del pensamiento crítico en la universidad”, Innovación Educativa, v. 6, n. 30, p. 62-72.

Ferreira, A. O., Lima, C. A., Hornink, G. G. (2014) “O ensino-aprendizagem online de Bioquímica e as ferramentas de mediação: um estudo de caso”, Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, n. 1, p. 5-23.

Ferreira, D. M. e Da Silva, A. C. (2010) “Avaliação de um Web Fórum por meio de Rubricas”, Revista Meta: Avaliação, v. 2, n. 4, p. 87-127.

Funo, L., Elstermann, A., De Souza, M. (2015) “Fóruns no ambiente Teleduc: reflexões sobre o papel dos mediadores e estratégias de gerenciamento de debates”, Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 15, n. 1, p. 31-59.

Gimenes, O. (2019) “A análise do fórum de apresentação como gênero discursivo”, Educação: Teoria e Prática, v. 29, n. 60, p. 237-255.

Gimenes, O. (2014) “O fórum de apresentação no curso de formação de tutores EAD/UFU: um panorama do perfil dos candidatos e sua interatividade a partir do SNAPP”, RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 17, n. 2, p. 275-302.

Gutiérrez, D. O. (2007) “El uso del Foro de Discusión Virtual em la enseñanza”, Revista Iberoamericana de Educación, v. 44, n. 4, p. 4-10.

Kratochwill, S. e Silva, M. (2008) “Avaliação da aprendizagem on-line: contribuições específicas da interface fórum”, Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 24, p. 445-458. Kitchenham, B. (2004) “Procedures for performing systematic reviews” Keele, UK,

Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1-26.

Laguardia, J. (2009) “Interaction in virtual learning environments: an analysis of two discussion forums”, RECIIS, v. 3, n. 2, p. 37-40.

Mantovani, D. M. N., Gouvêa, M. A., Viana, A. B. N. (2016) “Fórum de discussão como ferramenta no ensino de administração: um estudo em uma disciplina de estatística aplicada”, Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 9, n. 4, p. 681-698.

Marinho, C. L. De O. e Silva, I. M. M. (2014) “Dialogismo nos fóruns de discussão na educação on-line”, Signum: Estudos da Linguagem, v. 17, n. 2, p. 253-277.

Marinho, C. L. De O. e Silva, I. M. M. (2012) “Dialogicidade em fóruns de discussão: interfaces com os desafios da educação a distância”, 4o Simpósio Hipertexto eTecnologia na Educação.

Oliveira, F. C. de M. B. e Nascimento, M. D. R. Do. (2015) “Ambientes Virtuais deAprendizagem”, 2a edição. Editora dad Universidade Estadual do Ceará – EdUECE.

Oliveira, G. P. (2004) “Discussões nos ambientes virtuais de aprendizado colaborativo: a relevância do espaço proporcionado pelo fórum”, XII ENDIPE. Conhecimento local e conhecimento universal. Curitiba.

Palacios, T. R. e Cepeda, I. L. (2012) “Los foros como estrategia de aprendizaje colaborativo los posgrados virtuales”, Universitas, n. 16, p. 145-169.

Pereira, S. V. M. (2011) “Interação em Fóruns de EAD: a otimização de um espaço de aprendizagem colaborativa”, Eutomia, v. 1, n. 07.

Ribeiro, E., Mendonça, G., Mendonça, A. (2007) “A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da EAD”, Anais do 13o Congresso Internacional de Educação a Distância. Curitiba, Brasil.

Ruiz-Moreno, L., Leite, M., Ajzen, C. (2013) “Formação didático-pedagógica em saúde: habilidades cognitivas desenvolvidas pelos pós-graduandos no ambiente virtual de aprendizagem”, Ciência & Educação (Bauru), v. 19, n. 1, p. 217-229.

Sánchez, L. P. (2005) “El foro virtual como espacio educativo: propuestas diácticas para su uso”, Verista Quaderns Digitals Net, v. 40, p. 1-18.

Segenreich, S. C. D. (2008) “Tecnologia na avaliação da aprendizagem colaborativa on- line: contribuição do fórum de discussão”, Revista Tecnologia e Sociedade, v. 4, n. 6,p. 153-174.

Sousa, S. e Junior, K. (2012) “A contribuição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para potencializar a colaboração no desenvolvimento da Aprendizagem Baseada em Problemas”, El Hombre y la Máquina, n. 40, p. 44-54.

Stelzer, Joana et al. (2014) “Fórum EAD e o (des)conhecimento da ferramenta pelos atores do processo de ensino e aprendizagem”, XIV Colóquio Internacionnal de Gestão Universitária – CIGU.

Vieira, A. e Flain, A. (2014) “A produção de material didático e o uso do fórum em AVA para a formação de professores”, Entretextos, v. 14, n. 1.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Ithalo Rannieri Araújo; MENDES, Priscilla Batista; MACHIAVELLI, Josiane Lemos; DE GUSMÃO, Cristine Martins Gomes. Fóruns de Discussão em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Um Mapeamento Sistemático do seu Uso nos Contextos Brasileiro e Latino-Americano. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 530-539. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11431.