Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática: Avaliações Docentes do Aplicativo Photomath

  • Daiane Leal da Conceição UFPEL
  • Maristani Polidori Zamperetti UFPEL

Resumo


O presente trabalho é um recorte da pesquisa de Dissertação de Mestrado concluída, a qual teve como objetivo investigar as concepções dos docentes frente ao uso de Aplicativos Educacionais no ensino da Matemática. Com uma abordagem qualitativa a investigação foi desenvolvida durante a realização do minicurso pelo projeto de extensão Rede Colabora (UFPEL), que utiliza o Moodle para promover cursos de formação continuada de professores. Os sujeitos dessa etapa foram 248 professores de Matemática em atuação na educação básica. A partir de uma prática de ensino desenvolvida com o Aplicativo Photomath os resultados evidenciaram as contribuições do uso desse software no ensino da Matemática em cincos aspectos: pedagógico, social, comportamental, físico e avaliativo.

Palavras-chave: Smartphones, Tecnologias Digitais Móveis, Formação de Professores

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Publicado
31/07/2020
DA CONCEIÇÃO, Daiane Leal; ZAMPERETTI, Maristani Polidori . Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática: Avaliações Docentes do Aplicativo Photomath. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 559-568. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11434.