Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática: Avaliações Docentes do Aplicativo Photomath

  • Daiane Leal da Conceição UFPEL
  • Maristani Polidori Zamperetti UFPEL

Resumo


O presente trabalho é um recorte da pesquisa de Dissertação de Mestrado concluída, a qual teve como objetivo investigar as concepções dos docentes frente ao uso de Aplicativos Educacionais no ensino da Matemática. Com uma abordagem qualitativa a investigação foi desenvolvida durante a realização do minicurso pelo projeto de extensão Rede Colabora (UFPEL), que utiliza o Moodle para promover cursos de formação continuada de professores. Os sujeitos dessa etapa foram 248 professores de Matemática em atuação na educação básica. A partir de uma prática de ensino desenvolvida com o Aplicativo Photomath os resultados evidenciaram as contribuições do uso desse software no ensino da Matemática em cincos aspectos: pedagógico, social, comportamental, físico e avaliativo.

Palavras-chave: Smartphones, Tecnologias Digitais Móveis, Formação de Professores

Referências

Almeida, M. B.T.; Valente, J. A.(2012). ALMEIDA, M. B.T.; VALENTE, J. A. “Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais”. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57--‐82, Set/Dez 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida--‐valente.pdf . Janeiro.

Bardin, L.(1979). “Análise de Conteúdo”. Lisboa: Edições 70.

Bicudo, M. A. V.(1993). “Pesquisa em educação matemática”. Revista Proposições. Campinas, v.4, n.1, p.1823.

Borba, M. C.; Lacerda; H. D. G.(2015). “Políticas públicas e tecnologias digitais: um celular por aluno.” In: III Fórum de Discussão: Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. v.17, p.490-507.

Dias, E. J.; Araújo Jr., C. F. (2012) “Mobile Learning no Ensino de Matemática: um framework conceitual para uso dos tablets na educação básica.” In: Encontro de produção discente PUCSP/Cruzeiro do Sul. 2012, São Paulo. Anais. São Paulo, 2012, p. 1-13

Freire, P.; Shor, I. (1986). “Medo e ousadia: o cotidiano do professor.” 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

Figueiredo, C. X. (2015) “Avaliação de software educacional”. Lavras: Universidade Federal de Lavras.

Ibge. (2015). “Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio: Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal.” Rio de Janeiro/Brasil.

Lüdke, M.; André, M. E. D. A.(1986). “Pesquisa em educação: abordagens qualitativas.” São Paulo: EPU.

Minayo, M. C. S.(1994). “O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde.” São Paulo: Hucitec.

Moura, A.(2010) “Apropriação do Telemóvel como Ferramenta de Mediação em Mobile Learning: Estudos de Caso em Contexto Educativo.” 2010. p.630 Tese (Doutorado Ciências da Educação). Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educativa. Braga: Universidade do Minho.

Rio Grande do Sul. “Lei do celular.” Disponivel em: http://www.al.rs.gov.br/filerepository/repLegis/arquivos/12.884.pdf. Novembro.

Rosa, M. (2008). “A construção de identidades online por meio do Role Playing Game: relações com o ensino e a aprendizagem de matemática em um curso a distância.” Tese (Doutorado em Educação Matemática) – UNESP, Rio Claro.

Saccol, A., Schlemmer, E. Barbosa, J.(2011) “M-learning e u-learning: novas perspectivas das aprendizagens móvel e ubíqua.” São Paulo: Pearson Prentice Hall,

Traxler, J. (2005). “Institutional Issues: Embedding and Supporting.” In A. Kukulska- Hulme, & J. Traxler (Eds.) Mobile Learning: A Handbook for Educators and Trainers (pp. 173-188). London: Routledge.

Unesco(2014). “Policy Guidelines for Mobile Learning. O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas”. Brasília.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DA CONCEIÇÃO, Daiane Leal; ZAMPERETTI, Maristani Polidori . Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática: Avaliações Docentes do Aplicativo Photomath. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 559-568. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11434.