O Uso de um Aplicativo 3D para Ensino de Fisiologia Humana

  • Ana Beatriz Vanderlei UFPE
  • Ísis Raphaella Maria Ramos dos Santos UFPE
  • Patrícia Mariana Vasco de Góz Rede Básica de Ensino de Pernambuco

Resumo


As diferentes tecnologias, as quais o aluno tem acesso atualmente, podem ser convertidas em um instrumento facilitador do estudo dentro e fora da sala de aula de Biologia. O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência do uso de um aplicativo na forma de atlas tridimensional do corpo humano nas aulas de fisiologia humana. A atividade foi desenvolvida em uma sequência didática com 8h/a. Após a aplicação da sequência didática, constatou-se a evolução dos conhecimentos dos alunos tanto em termos descritivos quanto morfofuncionais, indicando que a estratégia didática utilizada constituiu um excelente recurso para a integração do conhecimento com a aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Fisiologia Humana, Aplicativo, Biologia

Referências

Benini, A. (2013). O uso de vídeos como ferramenta para auxiliar a compreensão em Anatomia e Fisiologia Humana na disciplina de Biologia. 2013. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/51201 . Acesso: 08-06-2020.

Baldo, A. P. V. (2017). "Uso de tecnologias digitais: relato de experiência do uso de aplicativo móvel como auxílio no processo ensino e aprendizagem de anatomia humana". 2017. Artigo (Especialização) – Curso de Docência na Educação Profissional, Universidade do Vale do Taquari - Univates, Lajeado. Disponível em: http://hdl.handle.net/10737/2029. Acesso em 05-06-2020.

Brasil (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação, 2017. 572p.

Carneiro, J. F. (2019) Levantamento e análise de aplicativos para dispositivos móveis, que possam ser utilizados no ensino de biologia, nos conteúdos anatomia e fisiologia humana. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Coordenação de Tecnologia na Educação. Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação. 25p.

Correo Costa, L., Pansera-de- Araújo, M. C., & Bianchi, V. (2017). Sistemas digestório, respiratório e circulatório Humanos em livros didáticos de Biologia de Ensino Médio. Bio-grafía, 10(18),P.19-27.

Human Anatomy Atlas 2018: Complete 3D Human Body. Version 2018.3.02. Argosy Publishing, Inc., 2018. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/p/human-anatomy-atlas-2018-complete-3d-human . Acesso: 27-11-2019.

National Geographic. (2010). A Incrível Máquina Humana. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sJ67HAYiiUw.Duração: 48min. Acesso: 05-11-2019.

Oliveira, C., Moura, S.P. Sousa, E. (2015). TIC’s na Educação: a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do aluno. Pedagogia em Ação, ed.7, v.1 - Periódicos PUC – Minas.

Ribeiro, F. S. (2017). “Aprendendo Fisiologia”: Uma plataforma de ensino online como objeto de aprendizagem no ensino de Fisiologia Humana. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/169884 . Acesso: 05-06-2020.

Rodrigues, D.; Wagner, C.; Luz da Costa, E. Uso dos celulares como recurso para aprendizagem de ciências: auxílio disponível para trabalhar fisiologia humana. Anais do salão internacional de ensino, pesquisa e extensão, v. 11, n. 1, 14

Silva, A. et al. (2017). Anatomia Digital: um Ambiente Virtual de Apoio ao processo Ensino-Aprendizagem. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/7603 . Acesso: 05-06-2020.

Wen, C. L. (2016). Homem Virtual (Ser Humano Virtual 3D): A Integração da Computação Gráfica, Impressão 3D e Realidade Virtual para Aprendizado de Anatomia, Fisiologia e Fisiopatologia. 2016. Disponível em: http://gradmais.usp.br/wp-content/uploads/2016/07/01_Chao.pdf . Acesso: 01-06-2020.
Publicado
31/07/2020
VANDERLEI, Ana Beatriz; DOS SANTOS, Ísis Raphaella Maria Ramos; DE GÓZ, Patrícia Mariana Vasco. O Uso de um Aplicativo 3D para Ensino de Fisiologia Humana. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 579-587. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11436.