Clube de Leitura O Capítulo que Falta: Conexões entre Tecnologia, Educação e Direitos Humanos
Resumo
Este estudo descreve e analisa as ações desenvolvidas pelo Clube de Leitura criado em uma escola estadual para o enfrentamento dos casos de violência e violação aos Direitos Humanos que atingem os alunos tanto nos espaços físicos, como nos ambientes on-line. O Clube tem se configurado como prática educativa de inovação, resistência e autoria. Nosso objetivo é descrever as práticas educativas que acontecem on-line, voltadas a reflexão crítica e construção da cidadania mediados pelas tecnologias digitais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, uma vez que oportuniza uma variedade de possibilidades para a produção e análise de dados. Como resultados parciais, temos o fortalecimento de conteúdos.
Referências
Bonilla, M. H. S., and Oliveira, (2011) P.C.S. Inclusão digital: ambigüidades em curso. Bonilla, M. H. S., and PRETTO, N. D. L., orgs. Inclusão digital: polêmica contemporânea [online]. Salvador: EDUFBA, p. 23-48. 978-85-232-1206-3. Available from SciELO Books.
CGI, Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/. Acesso em: 10 de junho 2020.
Lapa, F. B.; Gusso, L. C. S; Souza,(2018) S. Direito humano à educação (art. 26 na DUDH): os desafios para implementar uma educação em Direitos Humanos no Brasil. In: Revista Diálogo, n. 38.
Minayo, M. C. de S. (org.), (2002). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes.
Pretto, N. D. L. (2010) Professores Universitários em rede: um jeito hacker de ser. Motrivivência, n. 34, p. 156-169.
Pretto, N. D. L., (2020) et. al. Educação em tempos de pandemia: Reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Disponível em:https://blog.ufba.br/gec/?page_id=3298.. Acesso em: 2 de jun. 2020.
Veloso, M. M. S. de A. (2014) O professor e a autoria no contexto da cibercultura: redes da circulação no cotidiano da escola / Maristela Midlej Silva de Araújo Veloso. (Tese) - Salvador.