Clube de Leitura O Capítulo que Falta: Conexões entre Tecnologia, Educação e Direitos Humanos

  • Anna Izabel Muniz UFBA
  • Indiana Dos Santos Alves Souza UFBA
  • Salete de Fátima Noro Cordeiro UFBA

Resumo


Este estudo descreve e analisa as ações desenvolvidas pelo Clube de Leitura criado em uma escola estadual para o enfrentamento dos casos de violência e violação aos Direitos Humanos que atingem os alunos tanto nos espaços físicos, como nos ambientes on-line. O Clube tem se configurado como prática educativa de inovação, resistência e autoria. Nosso objetivo é descrever as práticas educativas que acontecem on-line, voltadas a reflexão crítica e construção da cidadania mediados pelas tecnologias digitais. A metodologia utilizada foi a qualitativa, uma vez que oportuniza uma variedade de possibilidades para a produção e análise de dados. Como resultados parciais, temos o fortalecimento de conteúdos.

Palavras-chave: Educação, Direitos humanos, Tecnologias

Referências

Bierrenbac, A. C. S; Cardoso, L. A. F (2018). . O Instituto Isaías Alves (ICEIA): arquitetura educação na modernização soteropolitana. Anais do 7o DOCOMOMO Norde-Nordeste. Manaus.

Bonilla, M. H. S., and Oliveira, (2011) P.C.S. Inclusão digital: ambigüidades em curso. Bonilla, M. H. S., and PRETTO, N. D. L., orgs. Inclusão digital: polêmica contemporânea [online]. Salvador: EDUFBA, p. 23-48. 978-85-232-1206-3. Available from SciELO Books.

CGI, Comitê Gestor da Internet no Brasil. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/indicadores/. Acesso em: 10 de junho 2020.

Lapa, F. B.; Gusso, L. C. S; Souza,(2018) S. Direito humano à educação (art. 26 na DUDH): os desafios para implementar uma educação em Direitos Humanos no Brasil. In: Revista Diálogo, n. 38.

Minayo, M. C. de S. (org.), (2002). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes.

Pretto, N. D. L. (2010) Professores Universitários em rede: um jeito hacker de ser. Motrivivência, n. 34, p. 156-169.

Pretto, N. D. L., (2020) et. al. Educação em tempos de pandemia: Reflexões sobre as implicações do isolamento físico imposto pela COVID-19. Disponível em:https://blog.ufba.br/gec/?page_id=3298.. Acesso em: 2 de jun. 2020.

Veloso, M. M. S. de A. (2014) O professor e a autoria no contexto da cibercultura: redes da circulação no cotidiano da escola / Maristela Midlej Silva de Araújo Veloso. (Tese) - Salvador.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
MUNIZ, Anna Izabel; SOUZA, Indiana Dos Santos Alves; CORDEIRO, Salete de Fátima Noro. Clube de Leitura O Capítulo que Falta: Conexões entre Tecnologia, Educação e Direitos Humanos. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 607-612. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11439.