Uso de Tecnologias Digitais como Recurso Pedagógico: Relato de Experiência de Professoras de Ciências e Biologia Egressas da Educação a Distância

Resumo


Apresenta a experiência de professoras de Ciências e Biologia egressas da Educação a Distância quanto ao uso de tecnologias digitais como recurso pedagógico. Constitui-se como método e como técnica para análise dos dados empíricos a Grounded Theory na pesquisa qualitativa e utilizou-se a entrevista estruturada como instrumento de coleta de dados. Os resultados parciais apontam que as professoras reconhecem a importância do uso de tecnologias digitais como recurso auxiliar na prática pedagógica, apontam que é um desafio que precisa ser superado cotidianamente e demonstram curiosidade e facilidade ao inserir as referidas tecnologias em suas atividades.

Palavras-chave: Tecnoligias digitais, Recurso pedagógico, Professores de ciências e biologia

Referências

Bezerra, L.T.S. (2011). Cultura acadêmica e tecnologias intelectuais digitais: ensinar e aprender com blogs educativos no ensino superior. Tese (Doutorado em Educação– Universidade Federal da Paraíba.

Fantin, M.; Rivoltella, P. C. (2012). Cultura digital e formação de professores: usos da mídia, práticas culturais e desafios educativos. Campina, SP: Papirus. (Coleção Papirus Educação)

Freitas, A. Z. S.; Pretto, N. L.; Barba, C. H. (2017). Tecnologias digitais e formação inicial de professores: práticas docentes no curso de licenciatura em ciências biológicas do Ifam. Educa – Revista Multidisciplinar em Educação, v. 4, n. 8, p. 66-82, maio/ago.

Kenski, V. M. (2008). Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus.

Lemos, A. (2010). Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5. ed. Porto Alegre: Sulina. (Coleção Cibercultura)

Manzini, E. J. (2019). Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso – NEMO, Maringá, v. 4, n. 2 , p. 149- 171, 2012. Disponivel em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/18577. Acesso em: 20 jun. 2019.

Oliveira, S. (2016). Gerações: encontros, desencontros e novas perspectivas. 2. ed. São Paulo: Integrare editora.

Silva, C., Bottentuit Júnior, J. B., Vieira Filho, J. U., Lopes, R.S. (2019). Educação e Tecnologia: o aparelho celular como recurso didático em sala de aula no Município de Lábrea –AM. Revista Tecnologias da Educação, ano 11, v. 30.

Strauss, A., Corbin, J. (2008). Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Tradução de Luciane de Oliveira da Rocha. 2. ed. Porto Alegre: Artmed.

Tarozzi, M. (2011). O que é grounded theory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada dos dados. Tradução Carmem Lussi. Petrópolis, RJ: Vozes.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
DO NASCIMENTO, Genoveva Batista; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Uso de Tecnologias Digitais como Recurso Pedagógico: Relato de Experiência de Professoras de Ciências e Biologia Egressas da Educação a Distância. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 634-640. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11443.