Um Ambiente para o Aprendizado de Lógica de Programação Voltado a Alunos Ouvintes e não Ouvintes

Resumo


Os estudos de lógica de programação são essenciais para aqueles que desejam ingressar na área de informática, sendo ele responsável pelo entendimento de qualquer linguagem de programação. Contudo, cerca de 60% das retenções no curso de informática estão relacionadas a essa disciplina. Tendo em vista os índices de retenções citados, o projeto de pesquisa denominado Uso de Técnicas de Gamificação como Auxílio ao Ensino e Aprendizagem de Lógica de Programação desenvolveu um ambiente intitulado TriLogic. O mesmo conta com diversas atividades lúdicas, visando à compreensão de conceitos básicos da disciplina. O projeto obteve uma aprovação de 90,9% dos alunos que o utilizaram, bem como um aumento do rendimento na disciplina. No entanto, o ambiente gamificado acabava não abrangendo uma parcela dos estudantes, alunos não ouvintes, os quais, infelizmente, não eram capazes de usufruir do ambiente TriLogic devido a sua condição auditiva. Diante das melhorias proporcionadas pelo projeto, pensou- se em uma ampliação com o intuito de tornar o ambiente acessível a alunos não ouvintes, sendo desenvolvida a partir da utilização da Suíte Vlibras, responsável por realizar a tradução dos textos didáticos presentes no TriLogic com o auxílio de um intérprete 3D. O sistema passou por uma etapa de teste para que após a validação, o mesmo pudesse ser entregue ao usuário final.

Palavras-chave: Tecnologia, Gamificação, Inclusão, Não Ouvintes, Lógica de Programação

Referências

Barbosa, Brenda Anghinoni; Much, Bruno; Silva, Carla; Bigolin, Marcio; Silva, Sandro. (2017)” Tri-Logic – Proposta Lúdica Gamificada para o Ensino e Aprendizagem da Lógica de Programação com o Uso da Mineração de Dados como Ferramenta de Auxílio ao Professor. Canoas, Rs”. Congresso brasileiro de informática na educação, 6., 2017, Recife.: Sbie, 2017. 1754 p.

Brasil. (2005) “Decreto no 5.626, de 22 de dezembro de 2005”. Regulamenta a lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras,e o art.

Silva, Giancarlo. (2015) “O que é e como funciona a linguagem JavaScript?”. Canaltech, Disponível em: https://canaltech.com.br/internet/O-que-e-e-comofunciona-a-linguagem-JavaScript/.

Chih, Chung Ting. (2013) “Um pouco da história da língua de sinais no mundo e no Brasil.”. Diversidade em Comunicar. Disponível em: https://diversidadeemcomunicar.wordpress.com/2013/08/06/um-pouco-da-historia-dalingua-de-sinais-no-mundo-e-no-brasil/

Eis , Diego.(2011) “O básico: O que é HTML?: Entenda o HTML básico, saiba o que significa tags do HTML e entenda como fazer.” . [S. l.]. Disponível em: https://tableless.com.br/o-que-html-basico/.

Kapp. K. M. Blair, L. and Mesch, R. (2014) ”The Gamification od Learning and Instruction – Fieldbook. Ideas into Practice” . San Francisco. Willey.

Libras. (2018) “INES”. [S. l.]: LIBRAS. Disponível em: http://www.libras.com.br/ines.

Pereira, Andresa Vaniele Barbosa. (2019) “LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: História da Libras, porque estudar, como atender um aluno surdo”. [S. l.]: Brasil Escola.Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/lingua-brasileirasinais.htm.

Reategui, Eliseo Berni et al. (2006) “UM AGENTE ANIMADO PARA AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVOS”. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2 Instituto de Informática - UFRGS, v. 14, ed. 3, p. 28-38, 2006. Disponívelem: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/27/22.

Rocha, P. S. et al. (2010) “Ensino e Aprendizagem de Programação: Análise da Aplicação de Proposta Metodológica Baseada no Sistema Personalizado de Ensino”. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8, n. 3, p. 1–11.

Silva, Sandro José Ribeiro. (2016) “O Ensino e Aprendizagem da Lógica de Programação através da Linguagem LUA em uma proposta Gamificada com auxílio da Mineração de Dados Educacionais como suporte ao professor”. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Unisinos, Unisinos,

Stumpf, Marianne Rossi. (2000) “Língua de sinais: escrita dos surdos na Internet. PorSinal”. Disponível em: http://www.porsinal.pt/index.php?ps=artigos&idt=artc&cat=15&idart=109
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Carla Odete Balestro; VASCONCELOS, Luis Felipe dos Santos; DA SILVA, Sandro José Ribeiro. Um Ambiente para o Aprendizado de Lógica de Programação Voltado a Alunos Ouvintes e não Ouvintes. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 641-647. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11444.