HARA: Aplicativo com Realidade Aumentada para Apoiar o Ensino de Hardwares de Computadores
Resumo
Este artigo descreve o desenvolvimento e validação de um aplicativo móbile em Realidade Aumentada para alunos do ensino médio do curso técnico em Manutenção e Suporte de Computadores do Instituto Federal do Amazonas IFAM Itacoatiara-AM. O estudo objetivou-se a desenvolver e validar um aplicativo em Realidade Aumentada para apoiar o processo de ensino de componentes de hardware de computadores. A metodologia da pesquisa é baseada em estudos experimentais de caráter qualitativo. Os resultados mostram indícios que o Aplicativo pode ser útil para auxiliar no processo de ensino de hardwares de computadores.
Referências
De Souza, Dayane et al. (2017). “alfabetzAR: Uma Aplicação Móvel com base na Realidade Aumentada como Ferramenta de Apoio no Processo de Alfabetização de Portadores de Síndrome de Down”. In:Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE).
Kirner, Claudio; Kirner, Tereza Gonçalves. (2011). “Evolução e tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada”. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências.
Trindade, Genarde Macedo. (2018). “Uma aplicação móvel de realidade aumentada como ferramenta de apoio ao ensino sobre as mesorregiões do Estado do Amazonas”.