HARA: Aplicativo com Realidade Aumentada para Apoiar o Ensino de Hardwares de Computadores

  • Flaviana Lopes Cruz UEA
  • Alexandre Fonseca de Castro UEA
  • Lucas Philipe Corrêa Tavares UEA
  • Genarde Macedo Trindade Universidade de Ciência e Tecnologia de Miami
  • Elisângela S. de Oliveira UEA
  • Dayane Rosas de Souza UEA

Resumo


Este artigo descreve o desenvolvimento e validação de um aplicativo móbile em Realidade Aumentada para alunos do ensino médio do curso técnico em Manutenção e Suporte de Computadores do Instituto Federal do Amazonas IFAM Itacoatiara-AM. O estudo objetivou-se a desenvolver e validar um aplicativo em Realidade Aumentada para apoiar o processo de ensino de componentes de hardware de computadores. A metodologia da pesquisa é baseada em estudos experimentais de caráter qualitativo. Os resultados mostram indícios que o Aplicativo pode ser útil para auxiliar no processo de ensino de hardwares de computadores.

Palavras-chave: Realidade Aumentada, Aplicativos para educação, Desenvolvimento de Software educacional

Referências

Davis, F. et al. (1989). “User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models”. Management science.

De Souza, Dayane et al. (2017). “alfabetzAR: Uma Aplicação Móvel com base na Realidade Aumentada como Ferramenta de Apoio no Processo de Alfabetização de Portadores de Síndrome de Down”. In:Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE).

Kirner, Claudio; Kirner, Tereza Gonçalves. (2011). “Evolução e tendências da Realidade Virtual e da Realidade Aumentada”. Realidade Virtual e Aumentada: Aplicações e Tendências.

Trindade, Genarde Macedo. (2018). “Uma aplicação móvel de realidade aumentada como ferramenta de apoio ao ensino sobre as mesorregiões do Estado do Amazonas”.
Publicado
31/07/2020
Como Citar

Selecione um Formato
CRUZ, Flaviana Lopes; DE CASTRO, Alexandre Fonseca; TAVARES, Lucas Philipe Corrêa; TRINDADE, Genarde Macedo; DE OLIVEIRA, Elisângela S.; DE SOUZA, Dayane Rosas. HARA: Aplicativo com Realidade Aumentada para Apoiar o Ensino de Hardwares de Computadores. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 662-667. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11447.