Ilha das Operações: Um Recurso Educacional Digital com Múltiplas Representações para a Compreensão do Campo Multiplicativo
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e descrever o processo de criação do Recurso Educacional Digital (RED) Ilha das Operações e suas estratégias para facilitar o processo de aprendizagem acerca de situações do campo conceitual multiplicativo. O RED foi desenvolvido com HTML5, Java Script e CSS. Do ponto de vista pedagógico, este RED destina-se ao 4° ano do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC, podendo ser usando dentro ou fora de sala de aula, para resolução de exercícios e para avaliação diagnóstica. Com o suporte da gamificação e interface interativa com múltiplas representações, o usuário é convidado a resolver cinco situações randômicas, quaternárias, que exploram a ideia de proporcionalidade.
Referências
Brasil (2017b) “SAEB 2017” Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP.
Brasil (2015) “Escala de proficiência de Matemática - 5° ano do Ensino Fundamental”, Brasília, DF: INEP.
Castro, J. B. (2016) “Construção do conceito de covariação por estudantes do Ensino Fundamental em ambientes de múltiplas representações com suporte das tecnologias digitais” 2016. 275 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15908 Acesso em 03 de maio de 2020
Castro, J. B. (2012) “A utilização de objetos de aprendizagem para a construção e compreensão de gráficos estatísticos”. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7341 Acesso em 03 de maio de 2020
Magina, S. P.; Santos, A.; Merlini, V. L. (2014) O raciocínio de estudantes do Ensino Fundamental na resolução de situações das estruturas multiplicativas. “Ciência & Educação”, Bauru, v. 20, n. 2, p. 517-533.
Tytler, R.; Prain, V.; Peterson, S. (2007) Representational issues in students learning about evaporation. “Research in Science Education”, v. 37, p. 313-331.
Vergnaud, G. (1988) Multiplicative structures. In: Hiebert, H.; Behr, M. “Research Agenda in Mathematics Education”: number concepts and operations in the Middle Grades. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, p. 141-161.