O RED ‘A Turma da Mila em: Organizando Álbuns’ e o Gênero Legenda nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

  • Raquel S. Freire UFC
  • Rayssa A. Hitzschky UFC
  • Leonel A. Santos UFC
  • Danilo C. Sousa UFC
  • Francisco Gilson G. Júnior UFC

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o Recurso Educacional Digital (RED) "A Turma da Mila em: Organizando álbuns", que foi desenvolvido a partir dos preceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de potencializar as práticas de leitura e de produção do gênero legenda para álbum de fotografias. O RED pauta-se no trabalho com a consciência fonológica, a partir da compreensão das sílabas iniciais, mediais e finais de palavras diversas e contextualizadas à narrativa. Com o recurso, espera-se ampliar o trabalho com a leitura e a escrita no ciclo da alfabetização. Além disso, o RED é narrado integralmente, facilitando a escuta dos textos pelos alunos, ampliando as possibilidades de letramento.

Palavras-chave: Alfabetização, Recursos educacionais digitais, Letramento

Referências

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Hitzschky, R. A. (2019). “Desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) de Língua Portuguesa Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular”. 142f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE).

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Soares, M. (2018). “Alfabetização: a questão dos métodos”. São Paulo: Contexto.
Publicado
31/07/2020
FREIRE, Raquel S.; HITZSCHKY, Rayssa A.; SANTOS , Leonel A.; SOUSA, Danilo C.; G. JÚNIOR, Francisco Gilson. O RED ‘A Turma da Mila em: Organizando Álbuns’ e o Gênero Legenda nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 682-688. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11450.