Software Educativo Desafio da Coleta: Uma Ferramenta Potencializadora da Aprendizagem Matemática
Resumo
Conscientes das dificuldades presentes no ensino e aprendizagem da matemática e da necessidade de tornar essa disciplina mais atrativa para alunos da educação básica, desenvolvemos o software educativo Desafio da Coleta, direcionado a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O Desafio da Coleta foi criado de forma colaborativa por alunos de licenciatura em pedagogia e aborda problemas matemáticos envolvendo as quatro operações básicas através de uma narrativa que trata da coleta seletiva do lixo. Para elaboração do software os alunos utilizaram uma engine de desenvolvimento de jogos e ferramentas do Google Drive.
Referências
Freire, P. (1996) “Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa”. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra.
Medeiros, S. A., Falcão, T. P., Hazin, I. A. (2019) “O Uso do Software SEBRAN ABC como Recurso Potencializador para o Desenvolvimento de Habilidades Matemáticas nas Pessoas com Deficiência Intelectual”. In: IV Congresso Sobre Tecnologias na Educação - Ctrl+E, Recife. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019. p. 299-308. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8901.
Oliveira, A. M. D. et al. (2018) “Software Educativo ContaKg”. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação - Ctrl+E, UFCE, Anais, p. 590-596. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1877/CtrlE2017_MC_10.pdf. Acesso em: 11 de maio de 2020.
de Oliveira, C., Celestino, C., & Góis, W. (2019) “Astroem para Professores e o Ensino de Matemática: Iniciação à Linguagem da Programação por Meio da Robótica”. In Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, Recife, pp. 108-117. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8881.
Papert, S. M. (2007) “A Máquina das Crianças: Repensando a escola na era da informática” (edição revisada). Porto Alegre, RS: Editora Artmed.
Silva, A. C. S., Falcão, T. P. (2019) “Virtualização de Jogos Matemáticos: uma Avaliação do Cubra Doze”. In: Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação, Recife. In: Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019. p. 50-59. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8875.
Souza, J. S. et al. (2019) “Divertix: um Recurso Educacional Digital para a Aprendizagem da Estatística nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”, In: IV Congresso Sobre Tecnologias Na Educação - Ctrl+E, Recife. Anais. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, dec. 2019. p. 603-609. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8938.