Uso da Ferramenta Miro no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso na Engenharia da Computação
Resumo
O distanciamento social imposto pela COVID-19 tornou o ensino a distância imperativo em diversas instituições de ensino superior que sempre disponibilizaram seus cursos em formato presencial. Durante aulas síncronas expositivas, um grande desafio aos docentes é promover o engajamento dos discentes. Usar apenas ferramentas de videoconferência e pressionar o uso da câmera pode levar a problemas de privacidade. Neste trabalho, é apresentado o uso da ferramenta Miro para disciplinas de Engenharia da Computação e seu uso em workshops e aulas síncronas como uma alternativa que promove o aprendizado ativo e respeita a privacidade dos discentes. As percepções destes sobre o uso da ferramenta foram avaliados por meio de um questionário (n=54).
Palavras-chave:
Miro, Computação, Educação, EAD
Referências
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Publicado
24/08/2021
Como Citar
HAYASHI, Victor T.; ALMEIDA, Felipe V. de; ARAKAKI, Reginaldo.
Uso da Ferramenta Miro no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso na Engenharia da Computação. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 1-10.