Uso da Ferramenta Miro no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso na Engenharia da Computação

Resumo


O distanciamento social imposto pela COVID-19 tornou o ensino a distância imperativo em diversas instituições de ensino superior que sempre disponibilizaram seus cursos em formato presencial. Durante aulas síncronas expositivas, um grande desafio aos docentes é promover o engajamento dos discentes. Usar apenas ferramentas de videoconferência e pressionar o uso da câmera pode levar a problemas de privacidade. Neste trabalho, é apresentado o uso da ferramenta Miro para disciplinas de Engenharia da Computação e seu uso em workshops e aulas síncronas como uma alternativa que promove o aprendizado ativo e respeita a privacidade dos discentes. As percepções destes sobre o uso da ferramenta foram avaliados por meio de um questionário (n=54).
Palavras-chave: Miro, Computação, Educação, EAD

Referências

BLOOM, Benjamin S.; KRATHWOHL, David R.; MASIA, Bertram B. Bloom taxonomy of educational objectives. In: Allyn and Bacon. Pearson Education, 1984.

DE CAMARGO RIBEIROA, Luis Roberto. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.

DE JESUS, Elieser Ademir; RAABE, André Luis Alice. Interpretações da TAXONOMIA de Bloom no contexto da Programaçao Introdutória. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). 2009.

DIAS, Vanina Costa; RODRIGUES, Ione Aparecida Neto. Teorias da aprendizagem e gerações da educação a distância: reflexões para um processo de hibridização na educação superior. In: Anais do III Seminário de Educação a Distância da Região Centro-Oeste. SBC, 2020.

GOMES, Maria João. Na senda da inovação tecnológica na educação a distância. 2008.

GONÇALVES, Fernanda Cristina Nanci Izidro; DE MORAES LIMA, Leticia Cordeiro Simões. Aprendizado ativo nas relações internacionais: um estudo empírico sobre o papel do lúdico no processo de aprendizagem. OASIS: Observatorio de Análisis de los Sistemas Internacionales, n. 32, p. 29-47, 2020.

KRATHWOHL, David R. A revision of Bloom's taxonomy: An overview. Theory into practice, v. 41, n. 4, p. 212-218, 2002.

MOORE, Michael G. Teoria da distância transacional. Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância, v. 1, 2002.

ROJANARATA, Theerasak. How Online Whiteboard Promotes Students' Collaborative Skills in Laboratory Learning. In: Proceedings of the 2020 8th International Conference on Information and Education Technology. 2020. p. 68-72.

TORI, Romero. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. Artesanato Educacional LTDA, 2018.

Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
HAYASHI, Victor T.; ALMEIDA, Felipe V. de; ARAKAKI, Reginaldo. Uso da Ferramenta Miro no Ensino a Distância: Um Estudo de Caso na Engenharia da Computação. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 1-10.