Uso de Recursos Tecnológicos para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Processo de Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Resumo


Em decorrência da pandemia de Sars-CoV-2 o uso de recursos tecnológicos no ensino tornou-se mais evidente devido ao isolamento. Para as pessoas com deficiência estes recursos possibilitam atender suas demandas de acessibilidade e inclusão, principalmente em aulas remotas. Deste modo, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura que visa auxiliar pessoas com deficiência no processo de ensino e aprendizagem por meio de recursos tecnológicos. Para a pesquisa foi escolhido as fontes do SBIE e WIE devido sua relevância neste contexto. Os resultados revelam a diversidade de recursos e suas abordagens, no entanto, uma concentração de pesquisas apenas em algumas regiões e limitações dos tipos de deficiências estudadas.

Palavras-chave: Inclusão, Recursos Tecnológicos, Ensino

Referências

Aquino, W., Felix, Z., Almeida, I., and Belo, I. (2015). Abcnum braille: Proposta de um aplicativo para auxiliar no aprendizado do alfabeto braille para pessoas com baixa visão. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 26, page 837.

Basso, L. O., Santarosa, L. M. C., and Conforto, D. (2012). Ferramenta acessível para produção multimídia:estudo e avaliação com usuários com necessidades especiais.In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), number 1.

BRASIL, B. (2018). Base nacional curricular comum (proposta). Ministério da Educação, Brasília.

Camargo, E. P. D. (2017). Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces.

Da Costa, A. B., Bonifácio, B., Souza, B., and Fernandes, P. (2018). Uma análise qualitativa do uso de metodologias de alfabetização como requisitos para construção de jogos digitais. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 24, page 186.

De Lima, C. R. U. and Santarosa, L. M. C. (2003). Acessibilidade tecnológica e pedagógica na apropriação das tecnologias de informação e comunicação por pessoas com necessidades educacionais especiais. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE).

Gomes, L. C., & Gomes, I. C. (2020). Ensino Remoto Desenvolvido em Escolas Indígenas Potiguara da Paraíba. In Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação (pp. 238-245). SBC.

INEP (2019). Brasília.Censo da Educação Superior.

INEP (2019). Brasília. Censo da Educação Básica.

INEP (2020). Relatório do 3° ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação.

Kitchenham, B. and Charters, S. (2007). Guidelines for performing systematic literature reviews in software engineering.

Masetto, M. T., Behrens, M. A., and Moran, J. (2015). Novas tecnologias e mediação Pedagógica.

Nascimento, S.T. (2020) O uso de TDIC no processo de construção da aprendizagem do aluno surdo no ensino superior. In: Anais Do Ciet: Enped: 2020- (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro De Pesquisadores Em Educação A Distância).

Vygotsky, L. S. (1988). A formação social da mente. Brasileira. São Paulo, Martins.
Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PRATES, Rafaella Trindade Cunha; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; ANTUNES , Diego Roberto. Uso de Recursos Tecnológicos para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Processo de Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 11-20.