Uso de Recursos Tecnológicos para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Processo de Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura

Resumo


Em decorrência da pandemia de Sars-CoV-2 o uso de recursos tecnológicos no ensino tornou-se mais evidente devido ao isolamento. Para as pessoas com deficiência estes recursos possibilitam atender suas demandas de acessibilidade e inclusão, principalmente em aulas remotas. Deste modo, este artigo apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura que visa auxiliar pessoas com deficiência no processo de ensino e aprendizagem por meio de recursos tecnológicos. Para a pesquisa foi escolhido as fontes do SBIE e WIE devido sua relevância neste contexto. Os resultados revelam a diversidade de recursos e suas abordagens, no entanto, uma concentração de pesquisas apenas em algumas regiões e limitações dos tipos de deficiências estudadas.

Palavras-chave: Inclusão, Recursos Tecnológicos, Ensino

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Publicado
24/08/2021
PRATES, Rafaella Trindade Cunha; SILVA, Sani de Carvalho Rutz da; ANTUNES , Diego Roberto. Uso de Recursos Tecnológicos para a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Processo de Ensino e Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 11-20.