Proposta de uma metodologia de robótica educacional como um instrumento redutor de evasão em escolas públicas

  • Luccas Brando IFMG
  • Rina M. A. Dutra UFSJ
  • Edgar C. Furtado UFSJ

Resumo


O índice de evasão escolar no ensino médio no Brasil é elevado. Um dos motivos é o tipo de metodologia empregado em sala de aula. Visando a redução deste índice, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma metodologia de cursos de robótica educacional para o ensino médio. A proposta consiste na difusão e inserção de tecnologias atuais por meio do ensino de lógica e programação, sob o escopo da robótica. A validação está sendo executada em uma escola estadual do município de Congonhas/MG. Espera-se que essa nova prática pedagógica estimule o aprendizado e a motivação dos estudantes, reduzindo a evasão escolar. Além disso, busca-se resultados no combate ao analfabetismo tecnológico e déficit de aprendizado.

Palavras-chave: Robótica Educacional, Evasão Escolar, Ensino Médio, Escola Pública

Referências

Dornelles, A. B. T. B., Cruz, C. A., Medeiros, E. M. S., Araújo, J. V. A., Villacorta, K. D. V. e Buriti, L. C. L. (2019). “Robótica Educacional e Pensamento Computacional: uma Avaliação da Percepção dos Alunos sobre o Tema”, In: Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2019), pages XX.

Franco, J. S. D., Santana, D. O. e Leite Júnior, J. C. (2020, dezembro). “Hello World!: Aprendizagem de Computação em Espaço Educativo Não-Formal”. Revista Tecnologias na Educação, ano 12, v 33.

Kotz, A. e Kovatli, M. F. (2019, dezembro). “O Pensamento Computacional como Ponte para o Ensino de Robótica”. Revista Tecnologias na Educação, ano 11, v 32.

Krohl, D. R., Dutra, T. C. e Matos, C. P. (2018, dezembro). “Programação para alunos do Ensino Fundamental II: os benefícios dos jogos lógicos digitais no aprendizado”. Revista Tecnologias na Educação, ano 10, v 28.

Lima, G. M. C. S., Lima, M. C. e Araújo, M. C. (2018). “Clube de Robótica na Escola como espaço de aprendizagem e inovação tecnológica”, In: Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2018), pages 421-425.

Lima, G. M. C. S., Lima, M. C. e Araújo, M. C. (2019). “Pensando Robótica em Versos e Prosa”, In: Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2019), pages XXX.

Lopes, J. C. C., Queirós, D. S., Santos, H. D., Souza, E., Albuquerque, H. O. e Albuquerque, H. J. O. (2019). “Ensino de Robótica para a Promoção da Inclusão Sociodigital de Pessoas com Deficiência: um Relato de Experiência”. In: Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2019), pages XX.

Machado, A., Câmara, J. e Willians, V. (2018). “Robótica Educacional: Desenvolvendo Competências para o Século XXI”, In: Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2018), pages 215-226.

Melo, I. J. R, Miranda, A. S. e Elisário, L. S. (2019, agosto). “A robótica como ferramenta interdisciplinar no processo educativo de pessoas com neurodiversidade”. Revista Tecnologias na Educação, ano 11, v 29.

Morais II, M. J. O., Dantas, K. A., Sena, R. A. S. e Nascimento, V. K. D. (2018). “Inclusão Digital de Crianças e Adolescentes por meio da Robótica Educacional”, In: Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2018), pages453-460.

Nascimento, J. C. S., Nascimento, E. K., Camargo, D. B. P., Silva, T. E., Azevedo, T. D. F. e Klumpp, C. F. B. (2020). “Fracasso escolar e evasão no Ensino Médio no Brasil: estado do conhecimento”. Revista Educar Mais, v. 4, n. 2, pages 379-393.

Peralta, D. A. e Guimarães, E. C. (2018). “A robótica na escola como postura pedagógica interdisciplinar: o futuro chegou para a Educação Básica?”. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 26, n. 1, pages 30-50.

Santos, L. M., Basso, S. J. H., Freitas, L. K. M. e Tieppo, T. A. M. (2018). “Ensinando Programação e Robótica para o Ensino Fundamental”, In: Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2018), pages 314-322.

Scherer, D., Silva, N. B. e Oliveira, D. M. (2020). “Robótica Educacional de Baixo Custo: Arduino como Ferramenta Pedagógica”, In: Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2020), pages XXX.

Scheunemann, C.M. B., Almeida, C. M. M. e Lopes, P. T. C. (2020, dezembro). “Tecnologias digitais em atividades de sala de aula: percepções de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental”. Revista Tecnologias da Educação, ano 12, v 33.

Silva Filho, R. B. e Araújo, R. M. L. (2017). “Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências”. Revista Educação por Escrito, v 8, n 1, páginas 35-48.

Silva, J. B., Almeida, D. K. R. S., Damasceno J., J. A. e Darkson, F. C. (2020). “Cultura Maker e Robótica Sustentável no Ensino de Ciências: Um Relato de Experiência com Alunos do Ensino Fundamental”. In: Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2020), pages XXX.

Silva, R. C. L., Cavalcanti, M. L. U. e Oliveira, L. R. N. L. (2019). “Desenvolvimento de um Jogo Utilizando Robótica para o Estímulo do Pensamento Computacional”, In: Anais do Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E 2019), pages XX.
Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BRANDO, Luccas; DUTRA, Rina M. A.; FURTADO, Edgar C.. Proposta de uma metodologia de robótica educacional como um instrumento redutor de evasão em escolas públicas. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 21-30.