Um Mapeamento de Recursos para Desenvolvimento do Pensamento Computacional
Resumo
Com a crescente inclusão do Pensamento Computacional (PC) aos currículos escolares, os professores precisam se apropriar do conceito e integrá-lo à sua prática docente. Enquanto as ações de formação de professores integrando o PC ainda são incipientes, a quantidade de recursos para apoiar o ensino do PC vem crescendo rapidamente. Porém, encontrar recursos adequados para demandas específicas de nível de ensino, idade e área de conhecimento, entre outros, torna-se um desafio para os professores. Visando a auxiliá-los nessa busca, e assim facilitar a integração do PC à sua prática, este artigo apresenta um levantamento de recursos focados em PC, classificados de acordo com critérios úteis à seleção pelos professores.
Referências
ÁVILA, C., CAVALHEIRO, S., BORDINI, A., MARQUES. 2017. O Pensamento Computacional por meio da Robótica no Ensino Básico - Uma Revisão Sistemática. In: Anais do SBIE.
BARBOSA, L. L. S. 2019. A inserção do Pensamento Computacional na Base Nacional Comum Curricular: reflexões acerca das implicações para a formação inicial dos professores de matemática. In: Anais do WIE 2019.
BASSEDAS, E.; HUGUET, T.; SOLÉ, I. 1999. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Artmed Editora.
BBC Bitesize. 2015. Introduction to computational thinking. British Broadcasting Corporation. Disponível em: https://bbc.in/3vhRn6H. Acesso em 11 de jun. 2021.
CIEB. 2018. Currículo de Referência em Tecnologia e Computação.. Disponível em: https://bit.ly/3getIja. Acesso em 11 de jun. 2021.
CIEB. 2020. Currículo de referência: Itinerário Formativo em Tecnologia e Computação, ensino médio. Disponível em: https://bit.ly/3gvAJee. Acesso em 11 de jun. 2021.
CODE.ORG. 2015. Nine Policy Ideas to Make Computer Science Fundamental to K-12 Education. Disponível em: https://bit.ly/3zl4LKs . Acesso em 11 de jun. 2021.
CONSEJO FEDERAL DE EDUCACIÓN. 2015. Resolución CFE Nº 263/15 Buenos Aires, 12 de agosto de 2015. Disponível em: https://bit.ly/3iAC5ag . Acesso em 11 de jun. 2021.
DRESCH, Aline et al. Design Science Research: Método de Pesquisa para Avanço da Ciência e Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.
FEASTER, Yvon et al. 2011. Teaching CS unplugged in the high school (with limited success). In: Proceedings of the 16th ITiCSE. p. 248-252.
FRANÇA, R. S. 2020. Uma abordagem pedagógica incorporada para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. Recife.
GOMES, T., CASTRO, F., TEDESCO, P. C. A. R. Desenvolvendo o Pensamento Computacional na Educação Infantil: Um toolkit educacional sobre conceitos de programação baseado em storytelling transmedia. 2017. In: Sánchez, J. (editor), Nuevas Ideas en Informática Educativa, Volumen 13, p. 31 - 40. Santiago de Chile.
HSU, Ting-Chia; CHANG, Shao-Chen; HUNG, Yu-Ting. 2018. How to learn and how to teach computational thinking: Suggestions based on a review of the literature. Computers & Education, v. 126, p. 296-310.
ISTE. 2016. Standards for Students. International Society for Technology in Education. Disponível em: https://bit.ly/3whv4zi . Acesso em 11 de jun. 2021.
ISTE. 2020. Introduction to Computational Thinking for Every Educator. International Society for Technology in Education. Disponível em: https://bit.ly/2SsdxFU . Acesso em 11 de jun. 2021.
K-12 Computer Science Framework. 2016. Association for Computing Machinery, Code.org, Computer Science Teachers Association, Cyber Innovation Center, and National Math and Science Initiative. Disponível em: http://www.k12cs.org
LAUNCH Computer Science. 2020. Computational Thinking Integration. Disponível em: https://bit.ly/3iDWOtQ . Acesso em 11 de jun. 2021.
MARCU, Gabriela et al. 2010. Design and evaluation of a computer science and engineering course for middle school girls. In: Proceedings of the 41st ACM SIGCSE. p. 234-238.
MEC. 2018. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em 11 de jun. 2021.
MEC/CNE. 2019. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Disponível em: https://bit.ly/39fwsZU . Acesso em 11 de jun. 2021.
MEC/CNE. 2020. Resolução CNE/CP Nº 1, de 27 de outubro de 2020. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Continuada de Professores da Educação Básica (BNC-Formação Continuada). Disponível em: https://bit.ly/3cnxy7N. Acesso em 11 de jun. 2021.
MEC/CNE. 2021. Normas sobre Computação na Educação Básica – Complemento à BNCC. Disponível em https://bit.ly/2SvY47D. Acesso em 11 de jun. 2021.
RODRIGUEZ, Brandon et al. 2017. Assessing computational thinking in CS unplugged activities. In: Proceedings of the 2017 ACM SIGCSE. p. 501-506.
ROYAL SOCIETY. 2017. After the reboot: computing education in UK schools. Disponível em: https://bit.ly/3xiHVkC. Acesso em 11 de jun. 2021.
SILVA, A. C. B. 2012. Softwares Educativos: Critérios de Avaliação a partir dos Discursos da Interface, da Esfera Comunicativa e do Objeto de Ensino. Recife: Ed. Universitária da UFPE.
WING, J. 2006. Computational thinking. Communications of the ACM, v.49, n.3, p.33- 35. Disponível em: https://bit.ly/3pIF9CK . Acesso em 11 de jun. 2021.