EducAPI: Um Sistema Colaborativo para apoiar a Alfabetização

Resumo


O analfabetismo é um dos maiores problemas enfrentados na atualidade e a tecnologia pode ser uma forte aliada para enfrentar este problema. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e avaliar um sistema colaborativo para apoiar a alfabetização, o EducAPI. A ideia principal do sistema é que professores possam explorar diferentes aplicativos ou sistemas Web e uma mesma base de palavras agrupadas em contextos ou temas que façam parte do dia a dia de seus aprendizes e ilustradas por imagens, sons e vídeos. Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a Design Science Research - DSR e também foram feitos levantamentos de dados iniciais com professores. Embora o sistema EducAPI ainda precise evoluir, os resultados obtidos até então dão indícios de que ele pode ser uma solução útil para a alfabetização e que pode apoiar a construção de diferentes aplicativos e sistemas com esse propósito.
Palavras-chave: Alfabetização, Sistemas Colaborativos, Objetos de Aprendizagem

Referências

Dantas, Emerson; Borges, Ana Paula; Dantas, Ayla (2019). Avaliando a Utilização do Aplicativo AppAlpha no Processo de Alfabetização de Adultos. In Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Recife). SBC, Porto Alegre, RS, Brasil, 232–240. https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8894.

Dresch, Aline; Lacerda, Daniel Pacheco; Antunes Júnior, José Antonio Valle (2015). Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Bookman Editora.

Facebook Open Source. [n.d.]. JEST. https://jestjs.io

Freire, Paulo (2014). Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Editora Paz e Terra.

Finizola, Jonnathann Silva; Dantas, Ayla; Santana, Rafaelly Santana; Neves, Thamires (2016). Achei a Palavra: Um objeto de aprendizagem colaborativo para apoiar a alfabetização. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação 14, 2 (2016).

Horita, Flávio E.A.; Rocha, Fabio Gomes, Souza, Layse Santos; Gonzales, Gustavo R. (2020). Design Science in Digital Innovation: A Literature Review. In XVI Brazilian Symposium on Information Systems (São Bernardo do Campo, Brazil) (SBSI’20). Association for Computing Machinery, New York, NY, USA, Article 28, 7 pages. https://doi.org/10.1145/3411564.3411638.

IBGE Educa. Conheça o Brasil – População – Educação. Disponível em: <https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18317- educacao.html>. Acesso em 27 jun 2021.

Masse, Mark (2011). REST API Design Rulebook: Designing Consistent RESTful Web Service Interfaces. O’Reilly Media, Inc.

Massol, Vincent; Husted, Ted (2004). JUnit in action. Manning.

Pimentel, Mariano; Filippo, Denise; Santos, Thiago Marcondes (2020). Design Science Research: pesquisa científica atrelada ao design de artefatos. RE@A – Revista de Educação a Distância e E-learning, v. 3, n. 1. Março/abril 2020.

Silva, Matheus Nicolas; Alves, Robson; Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza (2017). SisAlfa: Um Serviço Colaborativo para apoiar a criação de Sistemas para Alfabetização. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 6. 418.

Silva, Jeferson José; Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza (2018). Avaliando o uso do aplicativo Embaralhado no processo de alfabetização. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação 16, 1.

Tavares, Romero (2004). Aprendizagem significativa. Revista conceitos, v. 10, n. 55.

Wiley, David Arnim (2000) Learning object design and sequencing theory. Ph.D. Dissertation. Brigham Young University.

Publicado
24/08/2021
LUDGÉRIO, Raimundo; AMORIM, Luís Vítor; DANTAS, Emerson; REBOUÇAS, Ayla Débora Dantas de Souza . EducAPI: Um Sistema Colaborativo para apoiar a Alfabetização. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 71-80.