Orquestração instrumental on-line para a aprendizagem de função no contexto de ensino remoto

  • Marcelo Muniz UFPE
  • Verônica Gitirana UFPE
  • Rosilângela Lucena UFPE

Resumo


Este estudo, recorte de dissertação em andamento, objetivou desenvolver, aplicar e analisar uma orquestração instrumental on-line para a aprendizagem de funções com foco na resolução de uma atividade no contexto de ensino remoto. A orquestração instrumental on-line consistiu da resolução em duplas colaborativa de uma situação adaptada de uma questão da OBMEP. Este aporte viabilizou aos futuros professores não só a vivência de dificuldades que seus alunos encontrarão ao resolver uma situação no ambiente remoto, como também promoveu o trabalho em conjunto, a mobilização de diferentes concepções, as quais favoreceram o desenvolvimento de instrumentos coletivos de resolução da situação matemática e a reflexão sobre conceitos correlatos às funções.

Palavras-chave: Orquestração Instrumental online, funções, ensino remoto, educação matemática

Referências

Bellemain, F. Géometrie Dynamique Collaborative, comparaison entre Geogebra, Tabulae et CarRMetal: Le point de vue de l’orchestration. Jounees de Mathematiques, 2013.

Bellemain, F., Trouche, L.. Compreender o trabalho do professor com os recursos de seu ensino, um questionamento didático e informático. Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 9, n. 1, p. 105-144, 2019.

Couto, R.M.L.S. Mediações Didáticas da Tutoria Online da Geometria Analítica: uma análise à luz da orquestração instrumental e das representações semióticas. 2015. 172 p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.

Drijvers, P., Doorman, M.; Boon, P.; Reed, H.; Gravemeijer, K. The teacher and the tool: Instrumental orchestrations in the technology-rich mathematics classroom. Educational Studies in Mathematics, v. 75, n. 2, p. 213–234, 2010.

Feitosa, F. E. da S., Rodrigues, R. dos S. Aprendizagem cooperativa baseada em problemas e orquestração instrumental no ensino de cálculo. REAMEC - Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 9, n. 1, e21030, janeiro-abril, 2021. https://doi.org/10.26571/reamec.v9i1.11798. Acesso em 29 mai. 2021

Lucena, R. Metaorquestração Instrumental: um modelo para repensar a formação de professores de matemática. 2018. Tese (Doutorado em Educação Matemática). 383p. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.

Saraiva, K., Traversini, C., Lockmann, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Praxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1–24, 2020. ISSN: 18094031. ISBN: 0000000219938. DOI: 10.5212/praxeduc.v.15.16289.094.

Trouche, L. Construction et conduite des instruments dans les apprentissages mathématiques: nécessité des orchestrations. Recherches en didactique des Mathématiques, Grenoble, v. 25, p. 91-138, 2005
Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MUNIZ , Marcelo; GITIRANA, Verônica; LUCENA, Rosilângela. Orquestração instrumental on-line para a aprendizagem de função no contexto de ensino remoto. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 81-89.