Impacto da descontinuidade da tecnologia Flash na disponibilidade dos Objetos de Aprendizagem em repositórios educacionais

  • Francelmo Guimarães de Farias UFRN
  • Alaide Lisandra Melo Carvalho UFRN
  • Robson Lael de Melo Rodrigues UFRN
  • Nelson Ion de Oliveira UFRN
  • Dennys Leite Maia UFRN

Resumo


O objetivo deste trabalho é demonstrar o impacto que a descontinuidade da tecnologia Adobe Flash Player causou na disponibilidade de Objetos de Aprendizagem (OAs). Para a demonstração, utilizamos os OAs voltados para o ensino da Matemática encontrados na Plataforma Objetos de Aprendizagem para Matemática (OBAMA). O método de análise se deu pela revisão dos OAs atingidos e inutilizados pela descontinuidade da tecnologia Flash. Tal fato causou a indisponibilidade de 186 OAs do total de 354 ativos no referatório da OBAMA. Os dados obtidos expõem a importância da constante atualização tecnológica desses recursos nos repositórios, utilizando uma tecnologia funcional, para assim, recuperar o material de OAs perdidos.
Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, repositórios educacionais, Adobe Flash Player

Referências

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Publicado
24/08/2021
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FARIAS, Francelmo Guimarães de; CARVALHO, Alaide Lisandra Melo; RODRIGUES, Robson Lael de Melo; DE OLIVEIRA, Nelson Ion; MAIA, Dennys Leite. Impacto da descontinuidade da tecnologia Flash na disponibilidade dos Objetos de Aprendizagem em repositórios educacionais. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 90-99.