Práticas Pedagógicas da Educação Básica em um espaçotempo híbrido e multimodal

Resumo


A pandemia forçou a Educação Básica a modificar suas práticas por meio de diferentes modalidades, estratégias e tecnologias. A presenta pesquisa de caráter qualitativo e de natureza aplicada analisará o processo formativo live de práticas pedagógicas online em uma rede privada de ensino com o seguinte problema de pesquisa: como se efetivam as práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias no que se refere à educação básica em um espaçotempo híbrido e multimodal? Como resultados, nas práticas apresentadas, houve pouca diversidade de repertório tecnológico, e o ensino híbrido, que é o imbricamento entre tecnologias, espaços, presenças e culturas, ainda é um caminho a ser percorrido por meio de formação.
Palavras-chave: Educação Básica, Tecnologias, Hibridismo, Multimodalidade, Práticas Pedagógicas

Referências

Backes, L. e Schlemmer, E. (2013). Práticas pedagógicas na perspectiva do hibridismo tecnológico digital. In Revista Diálogo Educacional, páginas 243-266. Pontifícia Universidade Federal do Paraná, https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/7976/7730, julho.

Behar, P. A. (Org.) (2013). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso.

Cellard, A. (2012). A análise documental. In: A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos, Jean Poupart, Vozes, Petrópolis.

Di Felice, M. (2012). Redes Sociais Digitais, epistemologias reticulares e a crise do antropomorfismo social. In Revista USP, v. 22, p. 06-19.

Lemos, A. (2004). Cibercultura, tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 2. Ed. Porto Alegre: Sulina.

Keegan, D. (1991). Foundations of distance education. Londres: Routledge.

Kenski, V. M. (2008). Tecnologias e ensino presencial e a distância. 6. ed. Campinas, SP: Papirus

Rio Grande do Sul (2020). Secretaria da Educação. Conselho Estadual de Educação. Parecer nº 01/2020.

Santos, E. O. (2009). Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In: X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia, 2009, Braga-PT. X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga-PT: Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho.

Santos, E. O.; Silva, M. (2009). Desenho didático para educação online. Em Aberto, v. 22, p. 105-120.

Schlemmer, E. Felice, M. Di; Serra, I. M. R. de S. (2020) Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. In Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e76120, [link].

Schlemmer, E. Felice, M. Di. (2020). A qualidade ecológica das interações em plataformas digitais na educação. In Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa, Badajoz, v. 19, n. 2, p. 207-222, https://doi.org/10.17398/1695-288X.19.2.207.

Schlemmer, E. Morgado, L. Moreira, J. A. M. (2020). Educação e transformação digital: o habitar do ensinar e do aprender, epistemologias reticulares e ecossistemas de inovação. In Interfaces da Educação, Paranaíba, v. 11, n. 32, p. 764-790, https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/4029.

Silva, E. L.; Menezes, E. M. (2001). Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC.

Silva, R. R. D. (2020). Educação, tecnologias 4.0 e a estetização ilimitada da vida: pistas para uma crítica curricular. In Revista IHU Ideias, São Leopoldo, v. 18, p. 1-36.

Publicado
24/08/2021
LOCATELLI , Ederson Luiz; TROIS, Loide Pereira. Práticas Pedagógicas da Educação Básica em um espaçotempo híbrido e multimodal. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 100-109.