Uso de um mural virtual para práticas investigativas no ensino de ciências

  • Ariane N. dos Santos UFPE
  • Bárbara L. de Oliveira da Silva UFPE
  • Kátia A. da Silva Aquino UFPE

Resumo


No contexto de pandemia causada pelo SARS-CoV-2 as escolas, assim como diversas instituições, passaram a vivenciar um panorama de realização de atividades de forma remota. Desse modo, as tecnologias digitais se tornaram imprescindíveis para que as práticas de ensino e aprendizagem continuassem acontecendo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar uma abordagem pedagógica para o ensino de ciências que utilizou as ferramentas tecnológicas Padlet e Google Forms para viabilizar o desenvolvimento de aprendizagens potencialmente significativas e negociações de conhecimentos através de uma prática investigativa. Os resultados demonstram a possibilidade de adaptação de uma abordagem investigativa de qualidade, utilizando os recursos tecnológicos, que proporcionaram a negociação de significados e a construção de conhecimento crítico sobre o conteúdo trabalhado.

Palavras-chave: Mural virtual, Ensino de ciências, Práticas pedagógicas de investigação

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Publicado
24/08/2021
SANTOS , Ariane N. dos; SILVA , Bárbara L. de Oliveira da; AQUINO, Kátia A. da Silva . Uso de um mural virtual para práticas investigativas no ensino de ciências. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 138-147.