Desafios e Possibilidades para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Fundamental I

  • Jheklos Gomes da Silva UFRPE
  • Juliana Regueira Basto Diniz UFRPE

Resumo


O avanço tecnológico tornou o ensino da computação como uma ciência cada vez necessária, trata-se de desenvolver o Pensamento Computacional nas crianças desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. A realidade é que existem diversos desafios nas escolas públicas como a falta de infraestrutura. Este trabalho tem como objetivo proporcionar atividades de computação desplugada para as escolas que não dispõem de recursos tecnológicos necessários. Foi usado uma abordagem qualitativa, tendo como estratégia as bases das diretrizes da Sociedade Brasileira de computação. Os resultados trouxeram artefatos para as quatro competências do ensino do Pensamento Computacional.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Fundamental I

Referências

Brackmann, C.P. (2017) “Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica”. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172208. Último acesso: Fevereiro, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular, (2018). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Último acesso: Fevereiro, 2021.

Cunha, F., Nascimento, C. (2018) “Uma Abordagem Baseada em robótica e Computação Desplugada para Desenvolver o Pensamento Computacional na Educação Básica”. Disponível em: [link]. Último acesso: Fevereiro, 2021.

Castilho, M., Grebogy, C. e Santos, I. (2019) “Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I”. Disponível em: [link]. Último acesso: Fevereiro, 2021.

Sociedade Brasileira de Computação – SBC (2019) Diretrizes para ensino de Computação na Educação Básica. Disponível em: [link]. Último acesso: Fevereiro, 2021.

Silva, V., Silva, K e França, R., (2017) “Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas”. Disponível em: [link]. Último acesso: Fevereiro, 2021.

Liukas, L. (2015) “Hello Ruby: adventures in coding. Feiwel & Friends”.

Wing, J.M. (2006) “Computational thinking”, Commun. ACM, 49(3):33–35. Disponível em: [link]. Último acesso: Fevereiro, 2021.

Werlich, C., Creme, C., Kemczinski, A. e Gasparini, I. (2018) “Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I: um estudo de caso utilizando Computação Desplugada”. Disponível em: [link]. Último acesso: Fevereiro, 2021.
Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Jheklos Gomes da; DINIZ, Juliana Regueira Basto. Desafios e Possibilidades para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Fundamental I. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 148-157.