O Uso de Microscópios Virtuais no Ensino de Histologia Humana durante a Pandemia de COVID-19

Resumo


Este artigo descreve a experiência de monitores na adaptação das aulas práticas de microscopia para um ambiente virtual em virtude da pandemia de COVID-19. Foram utilizados atlas e microscópios virtuais com o intuito de estudar e explorar células, tecidos e sistemas do corpo humano remotamente durante as monitorias. Os recursos digitais utilizados pelos monitores viabilizaram a visualização em alta qualidade de lâminas histológicas por vários alunos de maneira simultânea, reduzindo o tempo de explicação por lâmina, respeitando a prática de isolamento social, portanto, garantindo segurança individual e coletiva da população acadêmica.
Palavras-chave: Microscópio Virtual, Histologia, Ensino Online

Referências

Alonso, P. L. C. (2019). Introducción al uso de imágenes digitales en formato web en aprendizaje de la histología humana. Educación Médica, 20(5), 280-283. DOI: https://doi.org/10.1016/j.edumed.2018.05.003

Ahmed, R., Shamim, K. M., Talukdar, H. K., & Parvin, S. (2018). Light microscopy for teaching-learning in histology practical in undergraduate medical education of Bangladesh-a teachers’ perspective. South-East Asian Journal of Medical Education, 12(1), 26-31.

Cheng, X., Chan, L. K., Li, H., & Yang, X. (2020). Histology and Embryology Education in China: The Current Situation and Changes Over the Past 20 Years. Anatomical sciences education, 13(6), 759-768. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1956

Corrêa, J. N. P., & Brandemberg, J. C. (2021). Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino de matemática em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 8(22), 34-54. DOI: https://doi.org/10.30938/bocehm.v8i22.4176

Cosendey, V. M. P., do Nascimento, A. C. M., & Franzini, C. M. (2021). Desenvolvimento de cosméticos veterinários para higiene e beleza de cães de pelagem clara e análises macroscópica e microscópica dos fios. Brazilian Journal of Development, 7(5), 51859-51870. DOI:10.34117/bjdv7n5-536

Hortsch M. The SecondLook [Internet]. Ann Arbor (MI): University of Michigan;c2021. [citado em 2021 jun 5]. Disponível em: https://secondlook.med.umich.edu/histology.

Lee, L. M., Goldman, H. M., & Hortsch, M. (2018). The virtual microscopy database— sharing digital microscope images for research and education. Anatomical sciences education, 11(5), 510-515. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1774

Lee, B. C., Hsieh, S. T., Chang, Y. L., Tseng, F. Y., Lin, Y. J., Chen, Y. L., ... & Chang, S. C. (2020). A web‐based virtual microscopy platform for improving academic performance in histology and pathology laboratory courses: A pilot study. Anatomical sciences education, 13(6), 743-758. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1940

Ministério da Educação. Portaria MEC nº 544, de 16 de junho de 2020, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19.

McBride, J. M., & Drake, R. L. (2018). National survey on anatomical sciences in medical education. Anatomical sciences education, 11(1), 7-14. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1760

Sharmin, N., Chow, A. K., Dong, A. S., & Milos, N. C. (2021). Histoscope: A Web-Based Microscopy Tool for Oral Histology Education. Healthcare Informatics Research, 27(2), 146-152. DOI: https://doi.org/10.4258/hir.2021.27.2.146

Santos, F. S., Osako, M. K., Perdoná, G. D. S. C., Alves, M. G., & Sales, K. U. (2021). Virtual microscopy as a learning tool in Brazilian Medical Education. Anatomical Sciences Education. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.2072

Silva, C. M., Toriyama, A. T. M., Claro, H. G., Borghi, C. A., Castro, T. R., & Salvador, P. I. C. A. (2021). Pandemia da COVID-19, ensino emergencial a distância e Nursing Now: desafios à formação em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, 42. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200248

Simok, A. A., Yusoff, M. S. B., Noor, N. F. M., Asari, M. A., & Kasim, F. (2019). The Impact of Virtual Microscopy on Medical Students' Intrinsic Motivation. Education in Medicine Journal, 11(4). DOI: https://doi.org/10.21315/eimj2019.11.4.5

Sorenson, T. & Brelje, T. C. 2016. Histology Guide - A Virtual Histology Laboratory. [online] Histologyguide.org. [citado em 2021 jun 5]. Disponível em: <http://www.histologyguide.org/index.html>

Tauber, Z., Lichnovska, R., Erdosova, B., Zizka, R., Cizkova, K. (2021). Teaching Histology in the Age of Virtual Microscopy and E-resources: Is a Tailored Approach to Domestic and International Students Warranted?. Interdisciplinary Journal of Virtual Learning in Medical Sciences, 12(2), 97-105. DOI: 10.30476/IJVLMS.2021.89764.1080

Zureick, A. H., Burk‐Rafel, J., Purkiss, J. A., & Hortsch, M. (2018). The interrupted learner: How distractions during live and video lectures influence learning outcomes. Anatomical sciences education, 11(4), 366-376. DOI: https://doi.org/10.1002/ase.1754

Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BRANDÃO, Wesley Ferreira de Moraes; MEDEIROS, Andréa Silva de; VIEIRA, Giciane Carvalho. O Uso de Microscópios Virtuais no Ensino de Histologia Humana durante a Pandemia de COVID-19. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 178-185.