Análise de Aplicações de Dispositivos Android para Desenvolvimento de Planos de Aulas

  • Alaide Lisandra Melo Carvalho UFRN
  • Dennys Leite Maia UFRN

Resumo


O planejamento de aulas se caracteriza por ser intrínseco à atividade docente e primordial nos processos de ensino e aprendizagem. Neste contexto, tecnologias digitais podem proporcionar um ambiente para a produção de planos de aula de forma mais dinâmica e acessível. Esta pesquisa realizou um levantamento de ferramentas disponíveis para a produção de planos de aula em dispositivos móveis Android e analisou suas características. Durante a busca, foram encontradas 7 aplicações, que foram analisadas em relação a suas funcionalidades e características. Apesar do potencial das tecnologias mencionadas, essas ainda são escassas e possuem, em geral, poucas funcionalidades que convertem o processo em algo mais simples, rápido e colaborativo.
Palavras-chave: Planejamento de Aula, Aplicativos Android, Suporte ao docente

Referências

Baumüller, H. (2018). “Mobile Technology Trends and their Potential for Agricultural Development”. In: ZEF Working Paper Series. Bonn - Alemanha. DOI: http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2359465

Butt, G. (2008). “Lesson Planning”. Continnuum-3PL, 3ª edição.

Fedoce, R S. “A Tecnologia Móvel e os Potenciais da Comunicação na Educação”. (2010). Dissertação de pós-graduação. Universidade Metodista de São Paulo.

GSMA Intelligence. “Data”. Disponível em: . Último acesso em: 21 de maio de 2021.

Gülten, A. Z. (2013). “Am I Planning well? Teacher Trainees’ Voices on Lesson Planning”. In: Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 93, p. 1409-1413. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.10.053

Hoehle, H. e Venkatesh, V. (2015). “Mobile application usability: conceptualization and instrument development”. In: MIS Quarterly, v. 39, p. 435-472. DOI: https://doi.org/10.25300/MISQ/2015/39.2.08

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2018). “Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC)”. Brasília: IBGE.

Maia, D.; Castro-Filho, J. (2018). “Dispositivos móveis e redes sociais como instrumentos para formação de professores que ensinam Matemática”. In: Cyrino, M. (Org.). Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam Matemática. Brasília: SBEM, v. 10, p. 100-123.

Maia, D.L.; Barreto, M.C. (2014). "Ensinar Matemática com uso de tecnologias digitais: uma análise a partir da Representação Social de estudantes de Pedagogia". Educação e Cultura Contemporânea, v.11, p.136-163.

Martin, F. e Ertzberger, J. (2013). “Here and now mobile learning: An experimental study on the use of mobile technology”. In: Computers & Education, v. 68, p. 76-85. DOI: https://doi.org/10.1016/j.compedu.2013.04.021

Nic.br. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2019). "Pesquisa sobre uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2018". São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil (Cgi.br).

Oliveira, A. M. D. et al (2018). “Processo de Desenvolvimento de Uma Ferramenta Destinada à Elaboração de Planos de Aula de Forma Colaborativa”. In: Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018). Fortaleza - CE - Brasil. p. 392-403.

Queiroz, H. E. M. “Comparação entre o Modelo Mental de Professor e o Modelo Conceitual de Sistema de Informação para Apoio ao Planejamento de Aula”. (2016). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.

Richards, C. R. (2002). “Methodology in Language Teaching: An Anthology of Current Practice”. Cambridge University Press, 1ª edição.

Selwyn, N. (2012). “Education in a Digital World: Global Perspectives on Technology and Education”. Routledge, 1ª edição.

Silva, A. C. N.; Filho, M. C. S. e Maia, D. L. (2018) “Análise de Planos de Aula com Uso de Objetos de Aprendizagem para Matemática”. In: Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+E 2018). Fortaleza - CE - Brasil. p. 523-529.

United States Census Bureau. “U.S. and World Population Clock”. Disponível em: <https://www.census.gov/popclock/>. Último acesso em: 20 de maio de 2021.

Publicado
24/08/2021
CARVALHO , Alaide Lisandra Melo; MAIA, Dennys Leite. Análise de Aplicações de Dispositivos Android para Desenvolvimento de Planos de Aulas. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 186-195.