Relato de uma Formação Continuada sobre Pensamento Computacional e Cultura Maker para Professores da Rede Municipal de Feira Nova-PE

Resumo


Este artigo relata uma formação para professores do ensino fundamental, sobre Pensamento Computacional e Cultura Maker. A formação foi promovida pelo Programa Florescer da Universidade Federal Rural de Pernambuco, a qual ocorreu no formato remoto com o uso de rotação por estações. Os resultados apontam que os professores percebem a importância do tema e se interessam por novas formações. Diante disso, está sendo elaborada uma nova trilha de capacitações, visando instigar a confiança e interdisciplinaridade dos educadores.
Palavras-chave: Formação continuada, Pensamento computacional, Cultura Maker

Referências

ANDRÉ, Claudio F. O pensamento computacional como estratégia de aprendizagem, autoria digital e construção da cidadania. TECCOGS: Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, n. 18, 2018. DOI: https://doi.org/10.23925/1984-3585.2018i18p94-109

BARR, Valerie; STEPHENSON, Chris. Bringing computational thinking to K-12: what is Involved and what is the role of the computer science education community?. Acm Inroads, v. 2, n. 1, p. 48-54, 2011.

Base Nacional Comum curricular - Educação é a Base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site. pdf. Acesso em: 21 jun. 2021, 21:36:10.

BLIKSTEIN, Paulo. Viagens em Troia com Freire: a tecnologia como um agente de emancipação. Educação e Pesquisa, v. 42, n. 3, p. 837-856, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-970220164203003

Currículo de Tecnologia e Computação disponível em: <https://curriculo.cieb.net.br/curriculo> Acesso em: 21 jun. 2021.

LOPES, Lucas O. et al. O “Maker” na Escola: uma Reflexão sobre Tecnologia, Criatividade e Responsabilidade Social. In: Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC, 2019. p. 367-376. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8908

DE MELO, Elvis Medeiros et al. Levantamento de Demandas Formativas: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC, 2020. p. 79-88. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11385

MENEZES, C. C. de O. .; LOBATO, D. M. N. .; SILVA, V. L. R. da S. Continuing Education and its Implications in the teacher pedagogical practices: a possible reflection. Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 3, p. e24210313224, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.13224. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13224. Acesso em: 25 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13224

O caminho da transformação - Tecnologia Social. Youtube. Fundação Banco do Brasil. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=MbqVVCGVhWg>. Acesso em: 21 de jun. de 2021.

RAABE, André; GOMES, Eduardo Borges. Maker: uma nova abordagem para tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação, v. 26, n. 26, p. 6-20, 2018.

SANTANA, Bianca Leite; CHAVEZ, Christina von Flach Garcia; BITTENCOURT, Roberto Almeida. Uma proposta de avaliação de conceitos, práticas e perspectivas de pensamento computacional. In: Anais do V Congresso sobre Tecnologias na Educação. SBC, 2020. p. 158-167. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11393

SILVA MOTA, Janine; DE SOUSA, Pauliana Ribeiro. Formação continuada na percepção dos professores do centro de educação infantil no município de Araguatins. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 15, p. 173-190,2019.

Publicado
24/08/2021
SILVA, Anderson Marques; PORTO, André Pedrosa; OLIVEIRA, Paolla Rafaelly Barbosa de; ARAÚJO , Rosangela Vidal de Souza . Relato de uma Formação Continuada sobre Pensamento Computacional e Cultura Maker para Professores da Rede Municipal de Feira Nova-PE. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 215-224.