A Inclusão aos Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação por Meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o Modelo de Enriquecimento Curricular

Resumo


A integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ao cotidiano dos indivíduos tem proporcionado mudanças em vários segmentos da sociedade, na forma como se relacionam, comunicam e aprendem. Este trabalho contempla por meio da revisão de literatura os indicadores de Altas Habilidades/Superdotação e o Modelo de Enriquecimento Curricular do pesquisador norte-americano Dr. Joseph Renzulli a esses estudantes, bem como relaciona o uso das tecnologias como recurso didático de mediação pedagógica para propostas na perspectiva da educação inclusiva. Conclui-se que estes estudantes apresentam em relação ao uso das TDIC habilidades na busca, seleção e compartilhamento de informações, mas necessitam de orientação para transformar informação em conhecimento. Nesse sentido, a mediação pedagógica apoiada ao modelo de enriquecimento curricular torna-se uma estratégia de ensino efetiva para integrar as tecnologias digitais enquanto ferramentas favorecedoras da aprendizagem e desenvolvimento do potencial das habilidades desses estudantes.

Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação, Tecnologia da Informação e Comunicação, Modelo de Enriquecimento Curricular

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Publicado
24/08/2021
SALMEN, Francislene Sabaini Ramos; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; PROSCÊNCIO, Patrícia Alzira. A Inclusão aos Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação por Meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e o Modelo de Enriquecimento Curricular. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 225-234.