Critérios para Avaliação de Softwares Educacionais voltados para Pessoas com Deficiência Visual
Resumo
Nos últimos anos, o uso de tecnologias assistivas por pessoas com deficiência visual tem se elevado significativamente, inclusive em ambiente escolar. Atualmente, existem vários modelos de avaliação que fazem a análise de um software educacional, muitas vezes desconsiderando questões relacionadas à acessibilidade para deficientes visuais. Diante do exposto, esta pesquisa propõe critérios para avaliação de softwares educacionais destinados a pessoas com deficiência visual. Com o objetivo de avaliar a aplicabilidade desses softwares através de abordagem técnica, pedagógica, aspectos de interface e de acessibilidade, foram obtidos 21 critérios de avaliação.
Referências
BASILI, Victor R.; CALDIERA, Gianluigi; ROMBACH, H. Dieter. THE GOAL QUESTION METRIC APPROACH. Disponível em: [link]. Acesso em: 22 maio 2020.
CARVALHO, José Oscar Fontanini de. Referenciais para projetistas e usuários de interfaces de computadores destinadas aos deficientes visuais. 1994. 174 f. Tese (Doutorado) - Curso de Engenharia Elétrica, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994.
CATAPAN, Araci Hack et al. ERGONOMIA EM SOFTWARE EDUCACIONAL: A possível integração entre usabilidade e aprendizagem. Disponível em: <https://www.unicamp.br/~ihc99/Ihc99/AtasIHC99/art24.pdf>. Acesso em: 27 de abril de 2019.
DOSVOX. Projeto Dosvox. 1994. Disponível em: <http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/>. Acesso em: 25 fev. 2019
DUQUE, Josevânia de Paula; VALENTE, Wander Antunes Gaspar. Avaliação da acessibilidade e usabilidade do sistema DOSVOX. Universidade Federal de Minas Gerais. 2011.
GLADCHEFF, Ana Paula. Um instrumento de avaliação da qualidade para software educacional de matemática. 2001. 212 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Ciência da Computação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
HENRIQUE, Mychelline Souto et al. Uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o uso de Teorias de Aprendizagem em Softwares Educacionais. Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 13, n. 2, p.1-10, dez. 2015. CINTED-UFRGS.
ISO/IEC 9126. Engenharia de software - Qualidade de produto. 2003. Disponível em: <https://jkolb.com.br/wp-content/uploads/2014/02/NBR-ISO_IEC-9126-1.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2019.
ISO/IEC 25000. The ISO/IEC 25000 series of standards. 2014. Disponível em: <https://iso25000.com/index.php/en/iso-25000-standards/iso-25010?limit=3&start=6>. Acesso em: 10 mai. 2019.
JAWS. Disponível em: <http://www.tecassistiva.com.br/produtos/cegueira- 2/softwares/jawsdetail>. Acesso em: 20 fev. 2019.
IBGE. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9662-censo- demografico2010.html?edicao=9749&t=destaques>. Acesso em: 20 fev. 2019.
MARTINS, Roseane. NVDA: Avaliação de Usabilidade da interação de usuários com deficiência visual com a Web. 2013. III ESCOLA REGIONAL DE INFORMÁTICA DE PERNAMBUCO 6-8 DE NOVEMBRO DE 2013, GARANHUNS, PE, BRASIL. Disponível em: http://www.journals.ufrpe.br/index.php/eripe/article/view/366. Acesso em: 23 maio 2020.
NVDA. Disponível em: <www.nvda-project.org/snapshots>. Acesso em: 20 fev. 2019.
REATEGUI, Eliseo; BOFF, Elisa; FINCO, Mateus David. Proposta de Diretrizes para Avaliação de Objetos de Aprendizagem Considerando Aspectos Pedagógicos e Técnicos. Novas Tecnologias na Educação, Rio Grande do Sul, v. 3, n. 8, p.1-10, dez. 2010. CINTED-UFRGS.
SOUSA, Felipe Franco de; OSORIO, Marcos Coimbra; ANDRADE, Edméia L. P. de. Proposta de avaliação de acessibilidade em sites por deficientes visuais. Outubro 2008. SEGeT – V Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos08/407_ArtigoFINAL_Alterado.pdf.
SILVA, Raphael Salviano da et al. Avaliação de Software Educativo: a complexidade de escolher uma abordagem adequada. Congresso Regional Sobre Tecnologias na Educação, Natal, v. 1667, n. 11, p.116-126, maio 2016.
SILVEIRA, Clóvis; HEIDRICH, Regina O.; BASSANI, Patrícia B. S.. Avaliação das Tecnologias de Softwares Existentes Para A Inclusão Digital de Deficientes Visuais Através da Utilização de Requisitos de Qualidade, Novo Hamburgo, n. 1, p.9-12, 2007.
SOUZA, Edson Rufino de. Avaliação de usabilidade do sistema Dosvox na interação de cegos com a Web. 2008. 161 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Design, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
WCAG. Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.0. 2008. Disponível em: . Acesso em: 09. abr. 2019.