Critérios para Avaliação de Softwares Educacionais voltados para Pessoas com Deficiência Visual

  • Taynar Sousa Gomes NewSoft Tecnologia
  • Reinaldo Cézar de M. Gomes UFCG
  • Luciana de Q. L. Gomes UEPB

Resumo


Nos últimos anos, o uso de tecnologias assistivas por pessoas com deficiência visual tem se elevado significativamente, inclusive em ambiente escolar. Atualmente, existem vários modelos de avaliação que fazem a análise de um software educacional, muitas vezes desconsiderando questões relacionadas à acessibilidade para deficientes visuais. Diante do exposto, esta pesquisa propõe critérios para avaliação de softwares educacionais destinados a pessoas com deficiência visual. Com o objetivo de avaliar a aplicabilidade desses softwares através de abordagem técnica, pedagógica, aspectos de interface e de acessibilidade, foram obtidos 21 critérios de avaliação.

Palavras-chave: Avaliação de software educacional, Software para deficientes visuais, Qualidade de software educacional

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Publicado
24/08/2021
GOMES , Taynar Sousa ; GOMES , Reinaldo Cézar de M.; GOMES, Luciana de Q. L.. Critérios para Avaliação de Softwares Educacionais voltados para Pessoas com Deficiência Visual. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 235-244.