Era Uma Vez... A Contação de História como Estratégia de Expressão Computacional Crítica

Resumo


Diversos desafios permeiam a educação em computação. Um deles diz respeito a estratégias de aprendizagem que apoiem o desenvolvimento do pensamento computacional. A contação de história, nesse contexto, é apontada como uma estratégia com potencial de aplicação na educação básica. Neste artigo, a partir de um mapeamento sistemático de literatura, discorre-se sobre como ela vem sendo empregada para promover o pensamento computacional, e se discute possibilidades de pesquisa sob uma perspectiva crítica de criação e disseminação de narrativas digitais com vistas à transformação social.
Palavras-chave: storytelling, pensamento computacional, estratégia de aprendizagem, pedagogia crítica

Referências

Almeida, M. E. B.; Valente, J. A.. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, 2012.

Bidarra, J.; Rodrigues, P.. Transmedia storytelling as a framework for effective blended learning design. The Envisioning Report for Empowering Universities, n. 2ª, p. 31-33, 2018.

Blikstein, P.. O pensamento computacional e a reinvenção do computador na educação. 2008. Disponível em <https://bit.ly/3mLacet>. Acesso em 02 nov. 2020.

Bueno, Carlos. Lauren Ipsum: uma história sobre Ciência da Computação e outras coisas importantes. Novatec, 2016.

França, R. S.; Tedesco, P. C. A. R. . Sertão.Bit: Um livro-jogo de difusão do pensamento computacional. In: V WAlgProg, 2019, Brasília. Anais dos Workshops do VIII CBIE, 2019.

Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

Hsu, Ting-Chia; Chang, Shao-Chen; Hung, Yu-Ting. How to learn and how to teach computational thinking: Suggestions based on a review of the literature. Computers & Education, v. 126, p. 296-310, 2018.

Jenkins, H. Transmedia Storytelling 101. 2007. Disponível em <https://bit.ly/3mMQ3ow>. Acesso em: 27 jan. 2020.

Kafai, Y.; Proctor, C.; Lui, D.. From Theory Bias to Theory Dialogue: Embracing Cognitive, Situated, and Critical Framings of Computational Thinking in K-12 CS Education. In: Proceedings of the ICER’19. 2019. p. 101-109.

Kitchenham, B.; Charters, S.: Guidelines for performing systematic literature reviewsin software engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report.

Kubica, Jeremy. Computational fairy tales. Jeremy Kubica, 2012.

Lee, C. H.; Garcia, A. D. "I want them to feel the fear …” Leveraging critical computational literacies for English LanguageArts success. In: R. E. Ferdig; K. E. Pytash (Eds.), Exploring multimodal composition and digital writing, 2014, p. 364–378. Hershey, PA: Information Science Reference.

Liukas, Linda. Hello Ruby: adventures in coding. Macmillan, 2015 Oliveira, D. et al. Uma proposta de ensino-aprendizagem de programação utilizando robótica educativa e storytelling. In: II Congresso Internacional TIC de Educação, Lisboa. 2012. p. 10.

Papert, S.. Mindstorms; Children, Computers and Powerful Ideas. New York: Basic Book, 1980.

Parham-Mocello, Jennifer et al. Story Programming: Explaining Computer Science Before Coding. In: Proceedings of the 50th SIGCSE’19. 2019. p. 379-385.

Raabe, A.; Couto, N. E. R.; Blikstein, P..Diferentes abordagens para a computação na educação básica. In: Raabe, A.; Zorzo, A. F.; Blikstein, P. (Org.) Computação na educação básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020.

Ramos, Ana Cláudia. Contação de histórias: um caminho para a formação de leitores. Londrina: UEL - Dissertação de Mestrado. 2011.

Rother, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paulista de enfermagem, v. 20, n. 2, p. v-vi, 2007.

Selby, C., Woollard, J. Computational thinking: the developing definition. 2013. Disponível em <https://eprints.soton.ac.uk/356481/>. Acesso em 15 jan. 2020.

Silva, J. A. L.; Oliveira, F. C. S.; Martins, D. J. S.. Storytelling e gamificação como estratégia de motivação no ensino de programação com Python e Minecraft. In: XVI Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 987-990, 2017.

Valente, J. A.. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista E-curriculum, v. 14, n. 3, p. 864-897, 2016.

Wing, Jeannette. Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, 2006.

Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FRANÇA, Rozelma Soares de; TEDESCO, Patricia. Era Uma Vez... A Contação de História como Estratégia de Expressão Computacional Crítica. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 255-264.