Era Uma Vez... A Contação de História como Estratégia de Expressão Computacional Crítica
Resumo
Diversos desafios permeiam a educação em computação. Um deles diz respeito a estratégias de aprendizagem que apoiem o desenvolvimento do pensamento computacional. A contação de história, nesse contexto, é apontada como uma estratégia com potencial de aplicação na educação básica. Neste artigo, a partir de um mapeamento sistemático de literatura, discorre-se sobre como ela vem sendo empregada para promover o pensamento computacional, e se discute possibilidades de pesquisa sob uma perspectiva crítica de criação e disseminação de narrativas digitais com vistas à transformação social.
Palavras-chave:
storytelling, pensamento computacional, estratégia de aprendizagem, pedagogia crítica
Referências
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Publicado
24/08/2021
Como Citar
FRANÇA, Rozelma Soares de; TEDESCO, Patricia.
Era Uma Vez... A Contação de História como Estratégia de Expressão Computacional Crítica. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 255-264.