Flexibilidade Cognitiva com aporte tecnológico para a promoção de uma aprendizagem significativa e crítica na educação básica

Resumo


O objetivo desse estudo foi analisar se uma abordagem potencialmente promotora de flexibilidade cognitiva, mediada por tecnologias digitais, leva a uma aprendizagem significativa e crítica de um tema científico. Foi construída uma estratégia FlexQuest com tema 'Escassez Hídrica' e a mesma foi validada com estudantes do Ensino Médio. Mapas conceituais foram utilizados para analisar se houve aprendizagem significativa e crítica. Os resultados apontam que diversos conceitos foram adicionados ou modificados na estrutura cognitiva do estudante a partir da interação deles com as informações trazidas pela FlexQuest, dando indícios de que houve aprendizagem significativa e crítica acerca do tema proposto.
Palavras-chave: FlexQuest, Escassez Hídrica, Aprendizagem Significativa

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Publicado
24/08/2021
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OLIVEIRA, José Antônio Bezerra de ; AQUINO, Kátia Aparecida da Silva. Flexibilidade Cognitiva com aporte tecnológico para a promoção de uma aprendizagem significativa e crítica na educação básica. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 265-274.