Análise de planejamentos pedagógicos e o uso de um Repositório Educacional Digital: possibilidades para o ensino

Resumo


Este estudo tem como finalidade investigar ações de um curso on-line ofertado para docentes do Ensino Fundamental, realizado por meio da seleção e da análise de Recursos Educacionais Digitais (RED) de Língua Portuguesa e de Matemática. O curso foi organizado em três momentos: 1) Discussões dialogadas sobre RED e onde encontrá-los; 2) Apresentação de Testes Pedagógicos para a seleção e análise dos recursos; 3) Desenvolvimento de planejamentos pedagógicos com base nos recursos escolhidos. Os principais resultados indicam uma seleção unânime de aplicativos educacionais, pela sua facilidade de acesso e utilização, e mostram, ainda, metodologias tradicionais de emprego de RED.
Palavras-chave: Planejamentos pedagógicos, Repositório Educacional Digital, Recursos Educacionais Digitais

Referências

Bergmann, J. C. F.; Nunes, G. M.; Policarpo, K. M. de S.; Fonseca, M. P. C. (2021) “Desafios práticos na formação docente para o uso de aplicativos como recursos educacionais”. Perspectiva- Revista do Centro de Ciências da Educação. Volume 39, n.1, Florianópolis.

Bizeli, J. L.; Heredero, E. S. (2016) “Educação e inovação: o desafio da escola brasileira”. Education and training: the challenge of Brazilian school. Tendências Pedagógicas, v. 28.

Bogdan, R.; Biklen, S. (1991) “Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos”. Portugal: Porto. 336p.

Brasil. Ministério da Educação. (2017) “Base Nacional Comum Curricular.” Brasília: MEC/Secretaria de Educação Fundamental.

Freire, R. S.; Figueiredo, M. V. C.; Hitzschky. R. A; Sousa. D. C.; Júnior, F. G. G.; Castro-Filho, J. A. (2019) “Recurso Educacional Digital (RED) para Trabalhar o Gênero Cardápio: Qual é o seu pedido?”. Anais do IV Ctrl+E. Recife: PE.

Ferreira, Á. de L.; Burlamaqui, A. A. R. S. da S. (2020) “A Sala de Aula Invertida como Modelo Experimental de Formação Continuada: Concepções dos Professores Cursistas que Atuam no Ensino Médio”. In: Congresso sobre tecnologias na Educação (CTRL+E), 5, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 108-117.

Hitzschky, R. A. (2019) “Desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) de Língua Portuguesa Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular”. 142f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE).

Kenski, V. M. (2003) “Aprendizagem mediada pela tecnologia”. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, set./dez.

Lima, L. de.; Loureiro, R. C. (2015) “A integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Formação de Licenciandos”. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, Maceió.

Machado, A. S. (2016) “Uso de Softwares Educacionais, Objetos de Aprendizagem e Simulações no Ensino de Química”. Quím. novaesc, v. 38, n. 2, São Paulo: SP, p. 104-111.

Matos, C. J. R.; Souza, M. F. C.; Fernandes, A. C.; Lima, L. L. V.; Castro-Filho, J. A.; Pequeno, M. C. (2010) “Avaliando Objetos de Aprendizagem a partir de Testes Pedagógicos”. In: XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa. Anais do SBIE. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. v. 1. p. 1-10.

Medeiros, N. A. A. De; Xavier, C. R. S.; Melo, E. M. De; Andrade, M. A. A. de; Maia, D. L. (2018) “Recursos educativos digitais: uma revisão de literatura em anais de congressos em Informática na Educação”. In: III Congresso sobre Tecnologias na Educação.

Moraes, L. M.; Gonçalves, B. S.; Bergmann, J. C. F. (2018) “Recursos Educacionais Digitais para Estudantes Surdos: Uma Possível Classificação”. Revista Educação Gráfica, v. 22, p. 44-62.

Públio Júnior, C. (2018) “Formação Docente frente às Novas Tecnologias: desafios e possibilidades”. Revista Intermeio, Campo Grande, v. 24, n. 47, p. 189-210.

Schuhmacher, V. R. N. (2014) "Limitações da prática docente no uso das tecnologias da informação e comunicação''. 346 f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Silva, M. A.; Castro Filho, J. A. (2015) “Trabalho colaborativo com suporte do laptop: parceria entre professores e alunos”. Workshop do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação. Maceió.

Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
HITZSCHKY , Rayssa A.; ARRUDA , Juliana S.; CASSIANO, Antônia Taticlé V.; SIQUEIRA, Liliane Maria R. de Castro; CASTRO FILHO, José Aires de. Análise de planejamentos pedagógicos e o uso de um Repositório Educacional Digital: possibilidades para o ensino. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 285-294.