Modelagem de um Jogo Voltado para Crianças com Transtorno do Espectro Autista

  • Pedro H. A. Silva UFERSA
  • Alana G. P. Pinheiro UFERSA
  • Francisco C. G. da S. Segundo UFERSA
  • Reudismam R. de Sousa UFERSA

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) afeta cerca de 1,5 milhões de pessoas. Esse transtorno causa dificuldades de comunicação, já nas idades iniciais. Neste sentido, são necessárias abordagens que possam trabalhar aspectos educacionais diante dessas dificuldades. Dessa forma, neste trabalho é proposto um jogo voltado a educação e socialização de crianças com TEA. Para isso, foi desenvolvido um Survey com profissionais que atuam ou atuaram com crianças com TEA.
Palavras-chave: Jogos, Survey, Autismo, Educação

Referências

Laznik, Marie Christine. "A voz da sereia: o autismo e os impasses na constituição do sujeito." Salvador: Ágalma (2004): 27-31.

Barbosa, Cinthyan Renata, João Coelho Neto, and Guilherme Vasconcelos. "SwAspie: proposta de um Software para as fases pré-silábica e silábica da alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro Autista." Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 23. No. 1. 2017.

Garrett, Jesse James. The elements of user experience: user-centered design for the web and beyond. Pearson Education, 2010.

Srinivasan, Sudha M., et al. "The effects of embodied rhythm and robotic interventions on the spontaneous and responsive social attention patterns of children with autism spectrum disorder (ASD): A pilot randomized controlled trial." Research in autism spectrum disorders 27 (2016): 54-72.

BONA, B. d. O. (2009). Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Experiências em ensino de ciências, 4(1):35–55.

Souza, Andriele Oliveira, and C. B. Ruschival. "Autismo e educação: jogo digital estimulador da comunicação e da linguagem em crianças autistas." Latin American Journal of Science Education 1.12124 (2015): 1-16.

Sousa, Felipe Rodrigues Monteiro, Erick Alexandre Bezerra Costa, and Thais Helena Chaves de Castro. "Worldtour: Software para suporte no ensino de crianças autistas." Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). Vol. 23. No. 1. 2012.

Alves Sá, Fernanda, et al. "TEAMAT: UM JOGO EDUCACIONAL NO AUXÍLIO DA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM AUTISMO BASEADO NO MÉTODO ABA." Revista de Sistemas e Computação-RSC 7.1 (2017).

Pinheiro, Alana Gabrielly Pereira, Reudismam Rolim de Sousa, and Francisco Carlos Gurgel da Silva Segundo. "Um jogo sério para auxiliar pessoas com síndrome de down no desenvolvimento da motricidade fina das mãos." Brazilian Journal of Development 6.5 (2020): 30630-30649.

Griesi-Oliveira, Karina, and Andréa Laurato Sertié. "Transtornos do espectro autista: um guia atualizado para aconselhamento genético." Einstein (São Paulo) 15 (2017): 233-238.

Neto, Otilio P. da S., et al. "G-TEA: Uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista, baseada na metodologia ABA." SBC–ProceedingsofSBGames (2013).

Teodoro, Graziele Cristina, Maíra Cássia Santos Godinho, and Aparecida Helena Ferreira Hachimine. "A inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista no Ensino Fundamental." Research, Society and Development 1.2 (2016): 127-143.

Martins, Beatriz Pinheiro. "MÉTODOS FACILITADORES PARA O ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DE PACIENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA-TEA." Odontologia-Tubarão (2020).

dos Santos, Luciana Rocha, Márcio de Moraes Saraiva, and Bianka Pires André. "É jogando que se aprende: O uso de jogos educativos digitais e a aprendizagem de crianças autistas." Congresso Latino Americano de Humanidades. Vol. 1. No. 1. 2017.

da Silva Balbino, Vanessa, Sérgio Crespo CS Pinto, and Ruth Maria Mariani Braz. "Uma Visão do Uso de MOOCs como Ferramenta de Capacitação para Docentes de Alunos com TEA." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 21.2 (2020): 181-190.

Publicado
24/08/2021
SILVA, Pedro H. A. ; PINHEIRO , Alana G. P. ; SEGUNDO, Francisco C. G. da S. ; SOUSA , Reudismam R. de. Modelagem de um Jogo Voltado para Crianças com Transtorno do Espectro Autista. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 295-304.