Uso de recursos digitais em uma graduação a distância em meio a pandemia: Expectativa X Realidade

Resumo


O recurso didático digital é um eficiente aliado no processo de ensino aprendizagem. O presente estudo objetivou averiguar as expectativas dos alunos de um curso na modalidade a distância sobre o uso de recursos didáticos e sua adaptação aos mesmo em um contexto pandêmico. Foi aplicado um questionário online com questões abertas e fechadas, abordando caracterização sociodemográfica, recursos digitais na educação a distância e a graduação a distância em meio a pandemia. Os resultados indicaram que 78% dos alunos concordam que os recursos digitais são facilitadores do processo de ensino e a maioria relata que o contato com esses recursos segue sendo um grande desafio. O curso oportuniza essa aproximação, e após o ingresso, os alunos relataram o desenvolvimento de novas habilidades no uso dessas metodologias. Segundo os alunos, a pandemia pode ter interferido positivamente para essas adaptações, 51,2% relataram que suas expectativas aos recursos didáticos do curso foram superadas e mais de 70% recomendariam que outras pessoas ingressassem em cursos a distância.
Palavras-chave: Educação a distância, Ensino, Ferramentas educacionais, Metodologias digitais

Referências

Alves, M. M. S., Ferrete, A. A. S. S., and Santos, W. L. (2021). Reflexões acerca do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na formação inicial docente de uma turma de licenciatura em EaD. Scientia Plena. DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2021.012701

Brasil. (2017). Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica.

Brasil. (2021). Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Ofício circular 02/2021/CONEP/SECNS/MS. Brasília, DF: Ministério da Educação, 24 fev. 2021.

da Silva, I. P., and da Silva Cordeiro, F. M. G. (2019). Reflexão sobre o uso de recursos didáticos digitais no curso de Licenciatura em Matemática a distância. EaD & Tecnologias Digitais na Educação, pages 16-27. DOI: https://doi.org/10.30612/eadtde.v7i9.10776

de Sousa Oliveira, E., Freitas, T. C., de Sousa, M. R., Mesquita, N. C. D. S. G., dos Reis Almeida, T., Dias, L. C., Ferreira, A. L. M., and Ferreira, A. P. M. (2020). A educação a distância (EaD) e os novos caminhos da educação após a pandemia ocasionada pela Covid-19. Brazilian Journal of Development, pages 52860-52867. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-799

Fabre, M. C. J., Tamusiunas, F., and Tarouco, L. M. R. (2003). Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE.

Fernandes, J. G., Bianchini, L. G. B., and Alliprandini, P. M. Z. (2020). Análise do perfil da autorregulação da aprendizagem de alunos de pedagogia EaD. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, pages 269-286. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.23.1.24029

Kenski, V. M. (2017), Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação, Campinas: Papirus, 8th edition.

Lima, M. F. (2020). A utilização das tecnologias de informação e comunicação como recurso didático pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Patos, Polo Coremas.

Moran, J. M. (2000), Novas tecnologias e mediação pedagógica, Campinas: Papirus, 6th edition.

Rodrigues, N. C., Souza, N. R., Patias, S. G. O., de Carvalho, E. T., Carbo, L., and da Silva Santos, A. F. (2021). Recursos didáticos digitais para o ensino de Química durante a pandemia da Covid-19. Research, Society and Development. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13978

Publicado
24/08/2021
MONTEIRO, Cibele Castro; PANTOJA, Lydia Dayanne Maia ; PAIXÃO, Germana Costa . Uso de recursos digitais em uma graduação a distância em meio a pandemia: Expectativa X Realidade. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 305-313.