Diferença entre gêneros na resolução de problemas em programação: uma revisão sistemática da literatura

Resumo


Este trabalho apresenta o processo e os resultados de uma revisão sistemática sobre as diferenças de gênero na resolução de problemas de programação. Os resultados apontaram que, meninas e meninos tiveram um desempenho igualmente bom em programação. Entretanto, alguns estudos apontaram uma leve melhora de desempenho para os meninos. As análises evidenciaram uma lacuna na literatura com respeito a estratégias pedagógicas específicas para o enfrentamento dos problemas de gênero encontrados. Essa revisão sistemática tem como desdobramento prático, chamar a atenção de pesquisadores e educadores para a necessidade de propor novas práticas educacionais inclusivas, quanto ao gênero, em programação de computadores.

Palavras-chave: gênero, diferenças, resolução de problemas, programação

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Publicado
24/08/2021
LIMA, Priscila da Silva Neves ; FERREIRA, Deller James. Diferença entre gêneros na resolução de problemas em programação: uma revisão sistemática da literatura. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 334-343.