AlfaBeto: Um Aplicativo para Auxiliar no Processo de Alfabetização de Crianças
Resumo
Objetos de Aprendizagem (OA) podem ser úteis no processo de alfabetização de crianças e adultos. No presente trabalho é apresentado o OA AlfaBeto, um aplicativo para dispositivos Android que auxilia o aprendizado de novas palavras e de sua grafia por meio da correspondência com imagens e sons. Também apresentamos uma avaliação inicial na qual o OA foi utilizado por crianças que estão em processo de alfabetização, e também por professores. Buscou-se identificar os aspectos positivos e negativos observados para contribuir na criação de outros aplicativos para apoiar nesse processo e para melhorias futuras no AlfaBeto. Com base nos resultados obtidos, foi percebido um nível alto de aceitação pelos participantes desta avaliação.
Referências
Dantas, E.; Borges, A.P.L.; Dantas, A. (2019) Avaliando a utilização do aplicativo appalpha no processo de alfabetização de adultos. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 4., 2019, Recife. Anais do IV Congresso sobre Tecnologias na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 232-240. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8894
FGV EAESP (2020). Pesquisa Anual do Uso de TI. Disponível em: <https://eaesp.fgv.br/ensinoeconhecimento/centros/cia/pesquisa>. Acesso em: 29 de jun. de 2020.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
Lima, Claudemir J.; Oliveira, Elidiene G.; Callou, Gustavo; Cysneiros Filho, Gilberto Amado de Azevedo (2019). Desenvolvimento de um Protótipo de Identificação do Nível de Escrita para Dispositivos Móveis: uma Ferramenta de Sondagem no Ensino. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 4. , 2019, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação. p. 589-595. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2019.8936.
Silva, J.J.; Rebouças, A.D. D.S. (2018) Avaliando o Uso do Aplicativo" Embaralhado" no Processo de Alfabetização. RENOTE, v. 16, n.1. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.86001
Soares, M. (2003) A reinvenção da alfabetização. Presença pedagógica. v. 9, n. 52, jul./ago. 2003.
Wiley, D. (2000) Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a metaphor, and a taxonomy. 2000.