Matemática Maker: uma disciplina para o Itinerário Formativo de Matemática do Novo Ensino Médio

  • Charles Soares Pimentel Polo Educacional / SescUFRJ
  • Maria Luiza M. Campos UFRJ

Resumo


Este trabalho apresenta os estudos para a implementação de uma disciplina eletiva para turmas do ensino médio, chamada Matemática Maker. A disciplina contempla conteúdos de matemática a partir de projetos ancorados no Movimento Maker, na abordagem STEM e nos princípios da Indústria 4.0, para criar ações colaborativas e mão na massa. Nesse contexto, foi realizado um pareamento entre conceitos matemáticos formais e os pré-requisitos matemáticos na fabricação digital, na robótica educacional e no desenvolvimento de protótipos. O resultado desse estudo foi avaliado por 45 professores da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa apontando para a relevância da implementação da disciplina.

Palavras-chave: Matemática, STEM, Indústria 4.0

Referências

Adolphson, K. V. (2002) Mathematical embodiment through robotics activities. Ph.D thesis. University of Oklahoma.

Ardito, G., Mosley, P., Scollins, L. (2014) “WE, ROBOT Using Robotics to Promote Collaborative and Mathematics Learning in a Middle School Classroom,” Middle Grades Res. J.

Berry, R. Q., Bull, G., Browning, C., Thomas, C., Starkweather, K., Aylor, J. H. (2010). Use of Digital Fabrication to Incorporate Engineering Design Principles in Elementary Mathematics Education. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education.

Bertram, D. Likert Scales (2006) In: http://poincare.matf.bg.ac.rs/~kristina/topic-danelikert.pdf. Acessado em Maio, 2021.

Blikstein, P. (2013) Digital Fabrication and “Making” in Education: The Democratization of Invention. FabLabs: Of Machines, Makers and Inventors.

Blikstein, P. , Krannich, D. (2013) The makers' movement and FabLabs in education: experiences, technologies, and research. In: Proceedings of the 12th international conference on interaction design and children. ACM, 2013. p. 613-616.

BNCC - Base Nacional Comum Curricular (2018) “Matemática e suas Tecnologias” In: [link]. Acessado em Maio, 2021.

Bransford, J. d., Schwartz, D. l. (1999) Rethinking Transfer: A Simple Proposal with Multiple Implications. Review of Research in Education 24.

Cordova, T., Vargas, I. (2016) Educação Maker SESI-SC: inspirações e concepção FabLearn Brasil.

Freire, P. (1998). Pedagogia da Autonomia. 9.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. p.96.

Halverson E. R. , Sheridan, K. (2014). The maker movement in Education. Harvard Educational Review, 84(4), 495–504.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2007). In: [link]. Acessado em Maio, 2021.

Machado, A., Câmara, J., Willians, V. Robótica Educacional: Desenvolvendo Competências para o Século XXI. Anais do III Congresso sobre Tecnologias na Educação. Ctrl+E 2018.

MEC - Ministério da Educação (2018) Resolução nº 3, de 21 de novembro de 2018. In: http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file. Acessado em Maio, 2021.

Prasad, K. S. (2011). Learning Mathematics by Discovery. Academic Voices: A Multidisciplinary Journal, 1, 31-33

RBAC - Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa - RBAC (2020). Sobre a Rede. In: https://aprendizagemcriativa.org/pt-br/sobre-rbac. Acessado em Maio, 2021.

Santos, B. P., Alberto, A., Lima, T. D. F. M., Charrua-Santos, F. M. B. (2018) . Indústria 4.0: desafios e oportunidades. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 4, n. 1.

SBC - Sociedade Brasileira de Computação. In: [link]. Acessado em Maio, 2021.

Schneider, B., Blikstein, P. (2015) Using exploratory tangible user interfaces for supporting collaborative learning of probability. IEEE TLT. in press.

Silveira, L. H. S. D., Maturano, E. C. P. L., Souza, H. A., Viana, D.G., Bueno, S. M. V. (2012). Aprendizagem colaborativa numa perspectiva de educação sem distância. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, (1), 1187- 1197

Tillman, D. A., An, S. A., Cohen, J .D., Kjellstrom, W., Boren, R. L. (2014). Exploring Wind Power: Improving Mathematical Thinking through Digital Fabrication. Journal of Educational Multimedia and Hypermedia, 23(4), 401-421. Waynesville, NC USA.

Torres, P. L., Alcantara, P. R., Irala, E. A. F. (2004) Uma Proposta de Aprendizagem Colaborativa para o Processo Ensino Aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v.4, n.13, p.129-145

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura . In: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000234311. Acessado em Maio, 2021.
Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PIMENTEL, Charles Soares; CAMPOS, Maria Luiza M.. Matemática Maker: uma disciplina para o Itinerário Formativo de Matemática do Novo Ensino Médio. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 364-373.