Matemática Maker: uma disciplina para o Itinerário Formativo de Matemática do Novo Ensino Médio

  • Charles Soares Pimentel Polo Educacional / SescUFRJ
  • Maria Luiza M. Campos UFRJ

Resumo


Este trabalho apresenta os estudos para a implementação de uma disciplina eletiva para turmas do ensino médio, chamada Matemática Maker. A disciplina contempla conteúdos de matemática a partir de projetos ancorados no Movimento Maker, na abordagem STEM e nos princípios da Indústria 4.0, para criar ações colaborativas e mão na massa. Nesse contexto, foi realizado um pareamento entre conceitos matemáticos formais e os pré-requisitos matemáticos na fabricação digital, na robótica educacional e no desenvolvimento de protótipos. O resultado desse estudo foi avaliado por 45 professores da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa apontando para a relevância da implementação da disciplina.

Palavras-chave: Matemática, STEM, Indústria 4.0

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Publicado
24/08/2021
PIMENTEL, Charles Soares; CAMPOS, Maria Luiza M.. Matemática Maker: uma disciplina para o Itinerário Formativo de Matemática do Novo Ensino Médio. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 364-373.