A Aplicação da Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas Face a Necessidade de Adequação da Estrutura Educacional nas Disciplinas do Curso de Direito 

Resumo


O ensino jurídico não mais comporta a visão tradicional de aulas expositivas que transmitem o conteúdo de forma automatizada, sem qualquer vinculação ao contexto social. Com base na necessidade de mudança deste paradigma, adotou-se, nas disciplinas de Introdução ao Estudo do Direito e Obrigações e Responsabilidade Civil, estudos de caso pautados na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas - ABP, para orientar os discentes a encontrar soluções jurídicas a partir de problemas hipotéticos. Esta metodologia estimula a desenvoltura do aluno no desenvolvimento de habilidades e competências que o preparam para a atuação profissional.
Palavras-chave: Metodologia ativa, Aprendizagem baseada em problemas, Sala de aula invertida

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Publicado
24/08/2021
CASTRO, Eveline Lima de ; SOUZA, Letícia Neves ; BARRETTO, Raquel Figueiredo. A Aplicação da Metodologia Ativa da Aprendizagem Baseada em Problemas Face a Necessidade de Adequação da Estrutura Educacional nas Disciplinas do Curso de Direito  . In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 384-390.