As Sete Maravilhas do Mundo: Relato de uma Atividade com Pensamento Computacional Desplugado

Resumo


Este artigo apresenta o relato de experiência de um convênio de inovação entre uma Rede Municipal de Ensino e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, e consistiu em realizar uma atividade sem uso de computador, proporcionando o ensino de Pensamento Computacional com um grupo de estudantes participantes do convênio. O objetivo do artigo foi investigar quais as contribuições de uma atividade desplugada na aprendizagem de alunos dos 7° e 8º anos do Ensino Fundamental na aprendizagem no conceito de algoritmo e a percepção sobre a mesma. Neste trabalho evidenciamos o resultado positivo de uma atividade desplugada sobre conceitos envolvendo o Pensamento Computacional, com ênfase no conceito de algoritmo.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Atividade, Algoritmo

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Publicado
24/08/2021
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SILVA , Anderson Marques; SILVA, Erik Carlos Ferreira da; ARAÚJO, Rosangela Vidal de Souza. As Sete Maravilhas do Mundo: Relato de uma Atividade com Pensamento Computacional Desplugado. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 403-409.