Ensino do Teorema Fundamental do Cálculo: criação de um modelo praxeológico para a análise de micromundo

Resumo


Este texto é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo é criar um modelo praxeológico para a análise de micromundo para ensino do Teorema Fundamental do Cálculo (TFC). As referências teóricas escolhidas nos forneceram elementos metodológicos para essa pesquisa, através de uma convergência entre conceitos teóricos da Teoria Antropológica do Didático e o Modelo de Processo de Desenvolvimento de Software da Engenharia Didático-Informática.
Palavras-chave: software educativo, cálculo diferencial e integral, praxeologia

Referências

BALACHEFF N.; BELLEMAIN, F. (2007) “Conhecimento, a Pedra Angular do Design de Tel”. In: Revista Tópicos Educacionais, vol. 17 (1-3). Recife-PE: Ed. Universitária da UFPE, p. 31-59.

BELLEMAIN, F. (2002) “O Paradigma Micromundo”, In: COLÓQUIO DE HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA HTEM. Anais... Rio de Janeiro: UFRJ, p. 51-63.

CHAACHOUA, H. (2020) “T4TEL: Un cadre de référence pour la formalisation et l’extension du modèle praxéologique”. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 22, n. 4, p. 103-118.

CHAACHOUA, H.; FERRATON, G.; DESMOULINS, C. (2013) Utilisation du modèle praxéologique de référence dans un EIAH. (Anais) IVe congrès international sur la TAD. Axe 2. L’analyse praxéologique comme outil de l'analyse et de l'ingénierie didactiques. Toulouse, 21-26 avril 2013.

CHEVALLARD, Y. (1999) “L’analyse des pratiques enseignantes en théorie anthropologique du didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques, 19(2) 221–266.

TIBÚRCIO, R.S. (2016) “Processo de Desenvolvimento de Software Educativo: um estudo da prototipação de um software para o ensino de função”, Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

TIBÚRCIO, R.S. (2020) “A Engenharia Didático-Informática: uma metodologia para a produção de software educativo”. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Patrícia Benevides de; BELLEMAIN, Frank. Ensino do Teorema Fundamental do Cálculo: criação de um modelo praxeológico para a análise de micromundo. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 410-416.