Levantamento de funcionalidades para um fórum no Moodle: estudo para o desenvolvimento de nova versão de plugin customizado
Resumo
A plataforma de ambientes virtuais de aprendizagem Moodle inclui a atividade de fórum como espaço para discussões assíncronas. Contudo, lacunas de funcionalidades da atividade nativa motivaram o desenvolvimento do plugin Octopus, usado em cursos do grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais. Mas após atualizações mais recentes do Moodle, requer-se uma refatoração desta proposta, cujos novos requisitos devem considerar tais mudanças. Este artigo investiga o fórum nativo da plataforma, comparando suas funcionalidades com as do Octopus, incluindo também atributos requisitados por usuários do Moodle, para embasar quais características se devem considerar ao elaborar uma nova versão deste plugin.
Referências
Cunha, F., Siebra, C. (2016) “Mapeamento Sistemático na Literatura Acadêmico-Científica sobre Abordagens para Formação de Grupos em E-Learning”. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], p. 16, dez. 2016. https://doi.org/10.5753/rbie.2016.24.3.16
Gusmão, C., Machiavelli, J., Mendes, P. (2019) “Model for Content Recommendation in Massive Open Online Courses: Motivational Actions in a Forum”. https://wcol2019.ie, p. 408. http://dx.doi.org/10.5281/zenodo.3804014
Mendes, P., Machiavelli, J., Gusmão, C., Tedesco, P., Silva, T (2017) “Octopus: um novo plug-in de fórum para ambientes virtuais de aprendizagem Moodle”. In: II Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2017, Mamanguape. Anais do II Congresso sobre Tecnologias na Educação.
Mendes, P., Machiavelli, J., Gusmão, C. (2019) “Avaliação de tecnologias de recomendação de conteúdo baseadas em Inteligência Artificial numa visão educacional”. In: 25º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância, 2019, Poços de Caldas. https://doi.org/10.17143/ciaed/xxvciaed.2019.31352
Moodle (2010) “Documentação para docentes”. Disponível em: <https://docs.moodle.org/all/pt_br/Documentação_para_docentes>. Acesso em: 2 jun. 2021.
Moodle (2011) “Fóruns”. <https://docs.moodle.org/all/pt_br/Fóruns>. Acesso em: 31 mai. 2021.
Moodle (2018) “Pedagogy”. Disponível em: <https://docs.moodle.org/311/en/Pedagogy>. Acesso em: 31 mai. 2021.
Moodle (2020) “About Moodle”. Disponível em: <https://docs.moodle.org/311/en/About_Moodle>. Acesso em: 31 mai. 2021.
Moodle (2021a) “Moodle Tracker”. Disponível em: <https://tracker.moodle.org>. Acesso em: 31 mai. 2021.
Moodle (2021b) “Releases”. Disponível em:<https://docs.moodle.org/dev/Releases>. Acesso em: 02 jun. 2021.
Moodle (2021c) “Using Forum”. Disponível em: <https://docs.moodle.org/311/en/Using_Forum> Acesso em: 02 jun. 2021.
Rueda, A., Alamán, A. (2021) “Capítulo 4. Polílogos y desacuerdos: un entramado de voces en foros” In: La opinión pública en la red, p. 75-92. Vervuert Verlagsgesellschaft. https://doi.org/10.31819/9783968690766-005
Rolim, V., Ferreira, R., Costa, E. (2017) “Utilização de Técnicas de Aprendizado de Máquina para Acompanhamento de Fóruns Educacionais”. Revista Brasileira de Informática na Educação, [S.l.], v. 25, n. 03, p. 112, out. 2017.