A tecnologia no estudo empírico da performance musical

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência e métodos desenvolvidos a partir de disciplinas e práticas relacionadas ao uso de meios tecnológicos no contexto da pesquisa em performance musical e o ensino musical de nível superior. O uso de ferramentas computacionais para análise quantitativa de parâmetros sonoros é explorado como recurso para a pesquisa e o ensino da música. A avaliação realizada pelos profissionais e estudantes envolvidos no processo foi positiva e os experimentos permitiram uma boa compreensão das oportunidades e desafios oriundos da abordagem proposta.
Palavras-chave: Estudo empírico da performance musical, pesquisa em performance musical, Tecnologia no estudo empírico

Referências

Clarke, E. (2004). Empirical methods in the study of performance. Empirical musicology: Aims, methods, prospects, pages 77–102.

Cook, N. (2013). Beyond the score: Music as performance. Oxford University Press.

da Cunha Francisco Teixeira, E. (2010). Análise quantitativa da expressividade musical com base em medidas acústicas e do gesto físico. Master’s thesis, Engenharia Elétrica / Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Minas Gerais.

Gonzalez-Sanchez, V., Dahl, S., Hatfield, J. L., and Godøy, R. I. (2019). Characterizing movement fluency in musical performance: Toward a generic measure for technology enhanced learning. Frontiers in psychology, 10:84.

Lindström, E., Juslin, P. N., Bresin, R., and Williamon, A. (2003). “expressivity comes from within your soul”: A questionnaire study of music students’ perspectives on expressivity. Research Studies in Music Education, 20(1):23–47.

Loureiro, M., Yehia, H., DE P AULA, H., Campolina, T., and MO TA, D. (2009). Content analysis of note transitions in music performance. In Proceedings of the 6th Sound and Music Computing Conference (SMC 2009). Porto, Portugal, pages 355–359.

Waddell, G. and Williamon, A. (2019). Technology use and attitudes in music learning. Frontiers in ICT, 6:11.

Williamon, A. (2004). Musical excellence: Strategies and techniques to enhance performance. Oxford University Press.

Zorzal, R. C. (2015). Prática musical e planejamento da performance: contribuições teórico-conceituais para o desenvolvimento da autonomia do estudante de instrumento musical. OPUS, 21(3):83–110.

Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA NETO, Aluizio Barbosa de; LOUREIRO, Maurício Alves; SCHIAVONI, Flávio Luiz. A tecnologia no estudo empírico da performance musical. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 430-436.