DIAS de inovação e produtividade: uma proposta de produção de Objetos de Aprendizagem para uma Aprendizagem Significativa em Autoeducação

Resumo


Este trabalho tem por objetivo apresentar a iniciativa de desenvolvimento de uma psicosfera educacional com o foco no desenho de estratégias e metodologias geradoras de autonomia do estudante no caminho da aquisição de conhecimentos. Mais do que em qualquer outro momento da trajetória da civilização justifica-se em virtude da imposição do isolamento social e do ensino remoto. Encontra-se preliminarmente fundamentado em Ausubel (1969), Moreira (2001), Bauer (2015), García Hoz (2018), Tebar (2011) e Filatro (2015). Para tanto procedemos a aplicação do Modelo ADDIE de produção de conteúdos educacionais o que nos permitiu a proposta de produção de dez Podcast’s com temáticas educacionais.
Palavras-chave: Objetos Educacionais, Aprendizagem Significativa, Design Instrucional

Referências

BACICH, L. et al. (2015). Ensino Híbrido. Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Ed. Penso.

BATES, A. W. (2016). Educar na Era Digital. São Paulo: Artesanato Educacional.

BAUER, S. W. (2015). Como educar sua mente: o guia para ler e entender os grandes autores. Tradução de Gabriele Greggersen. São Paulo: É Realizações Editora.

BENDER, W. N. (2014). Aprendizagem baseada em projetos. Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso.

BORUCHOVITCH, E. et al. (2019). Aprendizagem autorregulada: como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis: Ed. Vozes.

BUZAN, T. (2009). Mapas Mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial de seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante.

CORTELAZZO, A. L. et al. (2018). Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem. Para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro: Alta Books.

FILATRO, A. (2004). Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora SENAC São Paulo.

FILATRO, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson-Prentice Hall.

FILATRO, A. et al. (2015). Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: SP, Saraiva.

HOZ, V. G. (2018). Educação Personalizada. Tradução de Felipe Denardi. Campinas: SP, Ed. Kírion.

LOPES, E. M. (2020). Como estudar e como aprender. Tradução de Felipe Denardi. Campinas: SP, Ed. Kírion.

MATOS, H. C. J. (1994). Aprenda a Estudar. Orientações metodológicas para o estudo. 13a edição revista. Petrópolis: RJ. Ed Vozes.

MOREIRA, M. A. (2010). Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro.

SERTILLANGES, A.-D. (2019). A Vida Intelectual. Tradução de Roberto Mallet. Campinas: SP, Ed. Kírion.

TÉBAR, L. (2011). O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo.

TRIVIÑOS, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.

Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA , Signe Dayse C. M.; C. JÚNIOR, Marcílio M.; DANTAS , Antônio R. D.; CLEMENTINO, Thaynara do N.; DUTRA, Késsia L.; SANTOS, Rosember B. Dos . DIAS de inovação e produtividade: uma proposta de produção de Objetos de Aprendizagem para uma Aprendizagem Significativa em Autoeducação. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 437-443.