DIAS de inovação e produtividade: uma proposta de produção de Objetos de Aprendizagem para uma Aprendizagem Significativa em Autoeducação
Resumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar a iniciativa de desenvolvimento de uma psicosfera educacional com o foco no desenho de estratégias e metodologias geradoras de autonomia do estudante no caminho da aquisição de conhecimentos. Mais do que em qualquer outro momento da trajetória da civilização justifica-se em virtude da imposição do isolamento social e do ensino remoto. Encontra-se preliminarmente fundamentado em Ausubel (1969), Moreira (2001), Bauer (2015), García Hoz (2018), Tebar (2011) e Filatro (2015). Para tanto procedemos a aplicação do Modelo ADDIE de produção de conteúdos educacionais o que nos permitiu a proposta de produção de dez Podcast’s com temáticas educacionais.
Palavras-chave:
Objetos Educacionais, Aprendizagem Significativa, Design Instrucional
Referências
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BENDER, W. N. (2014). Aprendizagem baseada em projetos. Educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso.
BORUCHOVITCH, E. et al. (2019). Aprendizagem autorregulada: como promovê-la no contexto educativo? Petrópolis: Ed. Vozes.
BUZAN, T. (2009). Mapas Mentais: métodos criativos para estimular o raciocínio e usar ao máximo o potencial de seu cérebro. Rio de Janeiro: Sextante.
CORTELAZZO, A. L. et al. (2018). Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem. Para refinar seu cardápio metodológico. Rio de Janeiro: Alta Books.
FILATRO, A. (2004). Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora SENAC São Paulo.
FILATRO, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson-Prentice Hall.
FILATRO, A. et al. (2015). Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: SP, Saraiva.
HOZ, V. G. (2018). Educação Personalizada. Tradução de Felipe Denardi. Campinas: SP, Ed. Kírion.
LOPES, E. M. (2020). Como estudar e como aprender. Tradução de Felipe Denardi. Campinas: SP, Ed. Kírion.
MATOS, H. C. J. (1994). Aprenda a Estudar. Orientações metodológicas para o estudo. 13a edição revista. Petrópolis: RJ. Ed Vozes.
MOREIRA, M. A. (2010). Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro.
SERTILLANGES, A.-D. (2019). A Vida Intelectual. Tradução de Roberto Mallet. Campinas: SP, Ed. Kírion.
TÉBAR, L. (2011). O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo.
TRIVIÑOS, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
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TRIVIÑOS, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Publicado
24/08/2021
Como Citar
SILVA , Signe Dayse C. M.; C. JÚNIOR, Marcílio M.; DANTAS , Antônio R. D.; CLEMENTINO, Thaynara do N.; DUTRA, Késsia L.; SANTOS, Rosember B. Dos .
DIAS de inovação e produtividade: uma proposta de produção de Objetos de Aprendizagem para uma Aprendizagem Significativa em Autoeducação. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 437-443.