AleitaGame: Um Jogo Educativo Sobre Cuidados de Enfermagem Para Lesões Mamilo-areolares em Lactantes

Resumo


O AleitaGame trata-se de um jogo 2D que, utilizando o estilo de comic book, apresenta situações simuladas de cenários reais vivenciados por um profissional da enfermagem no contexto do aconselhamento sobre o aleitamento materno. Dessa forma, o jogador-aluno é posto em papel de enfermeiro atuante e deve investigar as situações para identificar a intercorrência em questão e adotar a conduta adequada tendo em vista o melhor para a mãe e o bebê. Este artigo apresenta o AleitaGame desde seu processo de concepção, perpassando a justificativa pedagógica, o contexto de aplicação previsto e os materiais e métodos utilizados para o desenvolvimento que está alicerçado no Design Science Research.
Palavras-chave: Aleitamento materno, Lesões Mamilo-areolares, Jogo Educativo, Tecnologia educacional

Referências

Dresch, A., Lacerda, D. P., e Júnior, J. A. V. A. (2015) “Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia”. Bookman Editora.

Galhardi, A. C., e Azevedo, M. D. (2013) “Avaliações de aprendizagem: o uso da taxonomia de Bloom”. In Anais do VII Workshop Pós-graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, São Paulo (Vol. 1, No. 1, pp. 237-247).

Hevner, A., March, S. T., Park, J., e Ram, S. (2004) “Design science research in information systems”. MIS quarterly, 28(1), 75-105.

Medeiros, L. P. (2021) “Desenvolvimento do protótipo de Serious Game com recurso educativo sobre lesões mamilo-areolares decorrentes da amamentação”. 129f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MEDEIROS, Lays Pinheiro de; OLIVEIRA , Amanda Maria Domingos de; BARRETO, Gabriel Vieira; COSTA , Isabelle Katherinne Fernandes. AleitaGame: Um Jogo Educativo Sobre Cuidados de Enfermagem Para Lesões Mamilo-areolares em Lactantes. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 444-450.