Desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) sobre o gênero parlendas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o RED “A Turma da Mila em: O livro de parlendas”, um recurso para trabalhar práticas de leitura, de produção e de análise linguística (com foco na aquisição) por crianças em processo de alfabetização. Com o desenvolvimento do recurso, espera-se ampliar o trabalho com a leitura e a escrita no ciclo da alfabetização. Para isso, o RED é narrado, facilitando a escuta das palavras e dos textos pelos alunos, ampliando, assim, as possibilidades para a consciência fonológica. Assim, o recurso promove práticas de escuta, de leitura e de escrita do gênero textual parlenda.
Palavras-chave:
Recurso digital, Parlenda, Anos iniciais
Referências
Brasil. Ministério da Educação. (2017) "Base Nacional Comum Curricular". Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental.
Cohn, M. (2011) “Desenvolvimento de Software com Scrum: Aplicando métodos ágeis com sucesso”. Porto Alegre: Bookman.
Hitzschky, R. A. (2019) “Desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) de Língua Portuguesa Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular”. 142f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE).
Hitzschky, R. A.; Castro-Filho, J. A.; Freire, R. S. (2020) “Recurso educacional digital (RED) para os anos iniciais do Ensino Fundamental: aspectos pedagógicos e a Base Nacional Comum Curricular. Revista RENOTE - Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n. 2, p. 408 - 417.
Melo, A. C. D. de; Pereira, A. C. C.; Fiscarelli, S. H. (2020) “Tecnologias de Informação e Comunicação: investigação sobre contribuições de objetos de aprendizagem em processo de alfabetização e letramento”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2624–2637.
Neto, A.; Sousa, C.; Teixeira, G. C.; Burlamaqui, A. A.; Burlamaqui, A. (2020) “Uso do Vídeo: Considerações e Análise sobre a Prática de Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais”. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.
Novak, J. (2012) “Game Development Essentials: AnIntroduction”. 3rd ed. Cengage Learning.
Oliveira, P.; Fontoura, L.; Medina, R. D. (2020) “Metodologias Usadas no Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais: Uma Revisão da Literatura''. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 31, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.
Schneuwly, B.; Dolz, J. (2004) “Gêneros orais e escritos na escola”. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras. p. 149-185.
Cohn, M. (2011) “Desenvolvimento de Software com Scrum: Aplicando métodos ágeis com sucesso”. Porto Alegre: Bookman.
Hitzschky, R. A. (2019) “Desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) de Língua Portuguesa Fundamentado na Base Nacional Comum Curricular”. 142f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE).
Hitzschky, R. A.; Castro-Filho, J. A.; Freire, R. S. (2020) “Recurso educacional digital (RED) para os anos iniciais do Ensino Fundamental: aspectos pedagógicos e a Base Nacional Comum Curricular. Revista RENOTE - Novas Tecnologias na Educação, v. 18, n. 2, p. 408 - 417.
Melo, A. C. D. de; Pereira, A. C. C.; Fiscarelli, S. H. (2020) “Tecnologias de Informação e Comunicação: investigação sobre contribuições de objetos de aprendizagem em processo de alfabetização e letramento”. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. esp4, p. 2624–2637.
Neto, A.; Sousa, C.; Teixeira, G. C.; Burlamaqui, A. A.; Burlamaqui, A. (2020) “Uso do Vídeo: Considerações e Análise sobre a Prática de Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais”. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.
Novak, J. (2012) “Game Development Essentials: AnIntroduction”. 3rd ed. Cengage Learning.
Oliveira, P.; Fontoura, L.; Medina, R. D. (2020) “Metodologias Usadas no Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos Educacionais: Uma Revisão da Literatura''. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 31, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação.
Schneuwly, B.; Dolz, J. (2004) “Gêneros orais e escritos na escola”. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras. p. 149-185.
Publicado
24/08/2021
Como Citar
FREIRE, Raquel S.; HITZSCHKY, Rayssa A.; SANTOS, Leonel A..
Desenvolvimento de um Recurso Educacional Digital (RED) sobre o gênero parlendas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 451-457.