Chocomática inauguração: um Recurso Educacional Digital para aprendizagem colaborativa de Álgebra nos anos iniciais
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de criação do Recurso Educacional Digital (RED) Chocomática: Inauguração e demonstrar estratégias para promoção do desenvolvimento do Pensamento Algébrico e do trabalho colaborativo a partir do seu uso. O RED foi desenvolvido em HTML5, Javascript e CSS e destina-se ao 1° ano do Ensino Fundamental. Ambientado em uma loja de chocolates, o jogo visa que os estudantes utilizem estratégias de compreensão de regularidade ou padrões de sequências para organizar a loja. Para isso, trabalham colaborativamente formando sequências figurais com cores diferentes e quantidades iguais ou com quantidades diferentes de chocolates de mesma cor, o que contribui para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico.
Palavras-chave:
Recurso digital, Matemática, Aprendizagem
Referências
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Publicado
24/08/2021
Como Citar
CASTRO, Juscileide Braga de; CASTRO FILHO, José Aires de; MEDEIROS, Márcia Duarte; OLIVEIRA, Rayssa Melo de; NASCIMENTO, Gabriel Marques do; LEITE, Isadora Bruno.
Chocomática inauguração: um Recurso Educacional Digital para aprendizagem colaborativa de Álgebra nos anos iniciais. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 458-464.