Chocomática inauguração: um Recurso Educacional Digital para aprendizagem colaborativa de Álgebra nos anos iniciais

  • Juscileide Braga de Castro UFC
  • José Aires de Castro Filho UFC
  • Márcia Duarte Medeiros UFC
  • Rayssa Melo de Oliveira UFC
  • Gabriel Marques do Nascimento UFC
  • Isadora Bruno Leite UFC

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de criação do Recurso Educacional Digital (RED) Chocomática: Inauguração e demonstrar estratégias para promoção do desenvolvimento do Pensamento Algébrico e do trabalho colaborativo a partir do seu uso. O RED foi desenvolvido em HTML5, Javascript e CSS e destina-se ao 1° ano do Ensino Fundamental. Ambientado em uma loja de chocolates, o jogo visa que os estudantes utilizem estratégias de compreensão de regularidade ou padrões de sequências para organizar a loja. Para isso, trabalham colaborativamente formando sequências figurais com cores diferentes e quantidades iguais ou com quantidades diferentes de chocolates de mesma cor, o que contribui para o desenvolvimento do Pensamento Algébrico.
Palavras-chave: Recurso digital, Matemática, Aprendizagem

Referências

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Publicado
24/08/2021
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CASTRO, Juscileide Braga de; CASTRO FILHO, José Aires de; MEDEIROS, Márcia Duarte; OLIVEIRA, Rayssa Melo de; NASCIMENTO, Gabriel Marques do; LEITE, Isadora Bruno. Chocomática inauguração: um Recurso Educacional Digital para aprendizagem colaborativa de Álgebra nos anos iniciais. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 458-464.