App Bertha: desenvolvendo a conscientização sobre o papel da mulher na sociedade e o pensamento computacional a partir do Design Thinking

  • Eduarda Castelo Rabelo Escola de Fortaleza/CE
  • Yasmin de Resende Lima Escola de Fortaleza/CE
  • Francisco Ellivelton Barbosa IFCE
  • Giselle Araújo e Silva de Medeiros Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
  • Juscileide Braga de Castro UFC / IFCE

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar e descrever o processo de criação do aplicativo Bertha e suas estratégias para disseminar o pensamento da igualdade de gênero para o público jovem em geral. O App foi desenvolvido por meio do Design Thinking, contemplando etapas de Ideação, Empreendedorismo, Codificação e Pitch. A equipe foi composta por uma dupla de meninas do Ensino Fundamental e de mentores. Foi usada para a implementação da ideia, o ambiente de programação visual em blocos: App Inventor. O App Bertha tem como proposta a disponibilização de dicas de leituras, na forma de livros ou histórias inspiradoras de mulheres; dicas de filmes que promovam a igualdade; e da discussão sobre os referidos temas, contribuindo assim para um mundo sem injustiças, de homens conscientes e de mulheres confiantes em seu potencial.

Palavras-chave: Redes sociais, Sala de aula, Aprendizagem

Referências

Barbosa, F. E.; Castro, J. B. (2021) “App Inventor: uma análise de seu potencial para a aprendizagem na educação básica”. In: Barroso, M. C. S.; Sampaio, C. G.; Ariza, L. G. A. (org.). Ensino de Ciências e Matemática: Pesquisas na formação de professores da pósgraduação do IFCE. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará – Eduece, 2021. Cap. 8. p. 162-181.

Brasil. (2018) Ministério da Educação. “Base Nacional Comum Curricular- BNCC”. Brasília, 2018.

Casique, L. C.; Furegato, A. R. F. (2006) Violence against women: theoretical reflections. “Revista Latino-Americana de Enfermagem”, [S.l.], v. 14, n. 6, p. 950-956, dez. 2006. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692006000600018. Acesso em: 05 jun. 2021.

Castro, J. B.; Soares, I. O.; Vianna, E. P. N.; Sousa, J. S. (2017) “Lógica Criativa: a construção de mídias digitais para o ensino de matemática”. In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017). Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017). Disponível em: http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wcbie.2017.485. Acesso em: 14 abr. 2018.

Cavalcanti, C. C; Filatro, A. (2017) “Design Thinking na educação presencial, a distância e corporativa”. Saraiva/Somos.

Diniz, N. M. F.; Lopes, R. L. M.; Gesteira, S. M. A.; Alves, S. L. B.; Gomes, N. P. (2003) Violência conjugal: vivências expressas em discursos masculinos. “Revista da Escola de Enfermagem da USP”, [S.l.], v. 37, n. 2, p. 81-88, jun. 2003. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342003000200010. Acesso em: 04 jun. 2021.

Freitas, L. G.; Santos, B. R.; Santos, L. S.; Silva, E. V. (2021) QUANDO SER MENINA É RUIM: percepções de gênero em crianças e adolescentes. “Psicologia & Sociedade”, [S.l.], v. 33, p. 483-501, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1807-0310/2021v33225927. Acesso em: 05 jun. 2021.

Objetivo 5. Igualdade de gênero, 2021. Disponível em: http://www.agenda2030.org.br/ods/5/ Acesso em: 26 jun. 2021

Pinheiro, T. (2011) “Design Thinking Brasil: empatia, colaboração e experimentação para pessoas, negócios e sociedade”. Rio de Janeiro: Elsevier.

Saffioti, H. I. (2016) Contribuições feministas para o estudo da violência de gênero. “Cadernos Pagu”, Campinas, SP, n. 16, p. 115–136, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644541. Acesso em: 06 jun. 2021.

Wing, J. M. (2006) Computational thinking. “Communications of the ACM”, [S.l.], v. 49, n. 3, p. 33–35, mar 2006. Disponível em: https://www.cs.cmu.edu/~15110-s13/Wing06-ct.pdf. Acesso em: 09 jun. 2021.
Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
RABELO, Eduarda Castelo; LIMA, Yasmin de Resende; BARBOSA, Francisco Ellivelton; MEDEIROS, Giselle Araújo e Silva de; CASTRO, Juscileide Braga de. App Bertha: desenvolvendo a conscientização sobre o papel da mulher na sociedade e o pensamento computacional a partir do Design Thinking. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 465-471.