Espaços de afinidade: teoria e prática do uso de redes sociais na sala de aula

Resumo


As mudanças impostas pela cultura digital têm exigido dos professores estratégias de aproximação entre a sala de aula e as redes sociais digitais amplamente utilizadas pelos estudantes. No entanto, como fomentar o uso crítico das redes sociais digitais e estimular aprendizagens dialogadas com a sala de aula? O minicurso realizado no CTRL+E teve como objetivo principal apresentar aos participantes os espaços de afinidade (DUSSEL & QUEVEDO, 2010; SQUIRE, 2011) como estratégia para oportunizar aos estudantes exercícios de escritas criativas e cidadãs, a partir dos ambientes digitais que lhes são mais comuns. Os resultados incluem a produção colaborativa de narrativas audiovisuais publicadas na plataforma Instagram.
Palavras-chave: Espaços de afinidade, cultura digital, redes socias digitais

Referências

APARICI, Roberto; GARCÍA-MARÍN, David. Prosumidores y emirecs: Análisis de dos teorías enfrentadas. Comunicar, nº 55 v. XXVI. Revista Científica de Educomunicación. España, 2018. P: 71-79.

BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Política educativa e cultura digital: entre práticas escolares e práticas sociais. PERSPECTIVA, Florianópolis, v. 33, n.2, maio/ago. 2015, p. 499 – 521.

GARCÍA-ROCA, Anastasio. Prácticas lectoras en espacios de afinidad: formas participativas en la cultura digital. OCNOS, nº 55. Revista de estudios sobre lectura. España, 2016. P: 42-51. DOI 10.18239/ocnos_2016.15.1.979

GARCÍA-ROCA, Anastasio. Lectura virtualmente digital: el reto colectivo de interpretación textual. Cinta moebio, nº 67. Revista de epistemología de ciencias sociales. Chile, 2020. P: 65-74. https://doi.org/10.4067/S0717-554X2020000100065

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2 ed. São Paulo: Aleph, 2009.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

TOFFLER, A. The third wave. New York: Bantam Books, 1980.

Vázquez-Calvo, B.; García-Roca, A.; López-Báez, C. Domesticar la “selva digital”: el fanfiction a examen a través de la mirada de una fanfictioner. EDMETIC, nº 9. Revista de Educación Mediática y TIC. España, 2016. P: 21-51. DOI https://doi.org/10.21071/edmetic.v9i1.12239

Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
VILLALTA, Roger Alberto Aburto; SILVA, Lilian Bartira Santos. Espaços de afinidade: teoria e prática do uso de redes sociais na sala de aula. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 472-478.