Ficção Interativa em educação com o Twine

  • Antonio J. G. Freire UERN
  • Emerson B. Gomes UFCG
  • Andreza Magda UERN

Resumo


O Twine® é um software de código aberto para a criação de histórias interativas e não lineares, sem a necessidade de escrever qualquer código, e que pode ser publicada diretamente em linguagem HTML. A gamificação usa o design de experiências digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar os alunos em vários ambientes e aspectos. Este artigo tem como objetivo apresentar o Twine® como ferramenta de construção de jogos de Ficção Interativa (FI), discutir os aspectos históricos e conceituais da gamificação, além de apresentar e analisar os resultados de uma pesquisa realizada ao fim do minicurso “Ficção Interativa em educação com o Twine®”.
Palavras-chave: Ficção Interativa, Gamificação, Twine

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Publicado
24/08/2021
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FREIRE, Antonio J. G.; GOMES, Emerson B.; MAGDA, Andreza. Ficção Interativa em educação com o Twine. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 484-493.