Ficção Interativa em educação com o Twine

  • Antonio J. G. Freire UERN
  • Emerson B. Gomes UFCG
  • Andreza Magda UERN

Resumo


O Twine® é um software de código aberto para a criação de histórias interativas e não lineares, sem a necessidade de escrever qualquer código, e que pode ser publicada diretamente em linguagem HTML. A gamificação usa o design de experiências digitais e mecânicas de jogos para motivar e engajar os alunos em vários ambientes e aspectos. Este artigo tem como objetivo apresentar o Twine® como ferramenta de construção de jogos de Ficção Interativa (FI), discutir os aspectos históricos e conceituais da gamificação, além de apresentar e analisar os resultados de uma pesquisa realizada ao fim do minicurso “Ficção Interativa em educação com o Twine®”.
Palavras-chave: Ficção Interativa, Gamificação, Twine

Referências

Alves, Flora (2015). Gamification - como criar experiências de aprendizagem engajadoras. Um guia completo: do conceito à prática. 2ª ed. São Paulo, DVS.

Fadel, L. M; Ulbricht, V. R; Batista, C. R; Vanzin, T. (2014) Gamificação na educação. São Paulo, Pimenta Cultural, 300p.

Filatro, A.; Cavalcanti, C.C. (2018) Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distancia e corporativa. São Paulo, Saraiva educação.

Friedhoff, J. (2013). Untangling Twine: A Platform Study. In DiGRA conference.

Guimarães, J. C. F; SIgnori1, G. G. (2016). Gamificação como método de ensino inovador. Rio de Janeiro v. 1, n. 1, p. 66-77, jul./dez. 2016

IFTF. (05 de Setembro de 2021). Interactive Fiction Technology Foundation. FAQ about Interactive Fiction section - https://iftechfoundation.org/frequently-asked-questions/

Klimas, C. (2009). Twine/An open-source tool for telling interactive, nonlinear stories. URL: http://twinery.org.

Kapp, Karl (2012). The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. Pfeiffer.

Mcgonical, J. A. (2012). Realidade em jogo - por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Trad. Eduardo Rieche. Rio de Janeiro, Best Seller.

Navarro, G. (2018) Gamificação: a transformação do conceito do termo jogo no contexto da pós-modernidade. Trabalho de conclusão do Curso de Especialização (lato sensu) em Mídia, Informação e Cultura, Universidade de São Paulo, 26 p.

Warren, J. (Junho de 2019). Tiny online game engines. In 2019 IEEE Games, Entertainment, Media Conference (GEM) (pp. 1-7). IEEE

Publicado
24/08/2021
FREIRE, Antonio J. G.; GOMES, Emerson B.; MAGDA, Andreza. Ficção Interativa em educação com o Twine. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 484-493.