Aprendizagem de conceitos aditivos com suporte do Recurso Educacional Digital Ilha das Operações
Resumo
Este minicurso teve como objetivos apresentar e analisar o Recurso Educacional Digital (RED) Ilha das Operações: em busca das pedras Somartius e Subtrartius, a partir das situações e representações contidas no RED, como forma dos professores conhecerem as diferentes situações do Campo Conceitual Aditivo. O RED é destinado a estudantes do 3° ano do ensino fundamental e busca desenvolver habilidades e competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular e envolve a resolução de situações-problema de adição e de subtração (composição de quantidades e transformação de quantidades), por meio de elementos da gamificação e interface interativa com múltiplas representações.
Palavras-chave:
Aprendizagem, Recurso digital, Conceitos
Referências
Brasil (2019) “Relatório SAEB 2017” Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Brasil (2017) “Base Nacional Comum Curricular”. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, Brasília, DF: SEB.
Castro, J. B. (2016) “Construção do conceito de covariação por estudantes do Ensino Fundamental em ambientes de múltiplas representações com suporte das tecnologias digitais” 2016. 275 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Costa, A. C. S; Marchiori, P. Z. “Gamificação, elementos de jogos e estratégia: uma matriz de referência”. R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 44-65, set. 2015/fev. 2016.
Magina, S. P.; Santana, E. R. S.; Cazorla, I. M.; Campos, T. M. M. (2010) “As Estratégias de Resolução de Problemas das Estruturas Aditivas nas Quatro Primeiras Séries do Ensino Fundamental''. “Zetetiké”, Unicamp, v. 18 n. 34, p. 15-50.
Vergnaud,G. (2009) “A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar”. Tradução Maria Lucia Faria Moro; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. Curitiba: Editora da UFPR.
Brasil (2017) “Base Nacional Comum Curricular”. Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, Brasília, DF: SEB.
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Vergnaud,G. (2009) “A criança, a matemática e a realidade: problemas do ensino da matemática na escola elementar”. Tradução Maria Lucia Faria Moro; revisão técnica Maria Tereza Carneiro Soares. Curitiba: Editora da UFPR.
Publicado
24/08/2021
Como Citar
GOMES, Nassara Maia Cabral Cardoso ; OLIVEIRA, Rayssa Melo de; CASTRO, Juscileide Braga de; CASTRO FILHO, José Aires de; FREITAS, Francisco Youri Miranda de.
Aprendizagem de conceitos aditivos com suporte do Recurso Educacional Digital Ilha das Operações. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 494-500.