Usando a Storytelling Enquanto Metodologia de Aprendizagem Ativa: Um Relato de Experiência
Resumo
Este artigo trata-se de um relato de experiência da realização do minicurso Usando a Storytelling enquanto metodologia de aprendizagem ativa, realizado no VI Ctrl+E. O Objetivo é relatar como foi a experiência do workshop, através de uma metodologia que previu o envolvimento dos participantes, levando em consideração os conhecimentos prévios e a experiência deles. Para tal, fizemos uso de metodologias inovadoras como a rotação por estações e a gamificação, que foram aplicadas juntamente com momentos de diálogo e partilha de experiências entre todos os envolvidos. Este relato proporcionou uma interação maior e nos aproximou de diversos campos de trabalho nos quais a Storytelling pode ser usada.
Palavras-chave:
Storytelling, Metodologia ativa, Experiências
Referências
FILATRO, A. & CAVALCANTI, C. C. Metodologias Inov – ativas na educação presencial, à distância e corporativa – 1ª ed – São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda in: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Organizadores: Lílian Bacich e José Moran. Porto Alegre: Penso: 2018.
PERES, S. G., NEVES, R. N., BORGES, F. T. Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias. Rev. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 1, Janeiro/Abril de 2018: 151-161.
PUIG, J. M. Democracia e a participação escolar: Propostas de atividades. Trad. de Maria Cristina de Oliveira. São Paulo: Moderna 1998.
VALENÇA, M. TOSTES, A. P.B. O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo. Rev Carta Inter., Belo Horizonte, v. 14, n. 2.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda in: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Organizadores: Lílian Bacich e José Moran. Porto Alegre: Penso: 2018.
PERES, S. G., NEVES, R. N., BORGES, F. T. Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias. Rev. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 1, Janeiro/Abril de 2018: 151-161.
PUIG, J. M. Democracia e a participação escolar: Propostas de atividades. Trad. de Maria Cristina de Oliveira. São Paulo: Moderna 1998.
VALENÇA, M. TOSTES, A. P.B. O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo. Rev Carta Inter., Belo Horizonte, v. 14, n. 2.
Publicado
24/08/2021
Como Citar
OLIVEIRA, Marina Silva; BORGES, Ana Cláudia Lins.
Usando a Storytelling Enquanto Metodologia de Aprendizagem Ativa: Um Relato de Experiência . In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 508-514.