Usando a Storytelling Enquanto Metodologia de Aprendizagem Ativa: Um Relato de Experiência 

  • Marina Silva Oliveira IFPE
  • Ana Cláudia Lins Borges UFPE

Resumo


Este artigo trata-se de um relato de experiência da realização do minicurso Usando a Storytelling enquanto metodologia de aprendizagem ativa, realizado no VI Ctrl+E. O Objetivo é relatar como foi a experiência do workshop, através de uma metodologia que previu o envolvimento dos participantes, levando em consideração os conhecimentos prévios e a experiência deles. Para tal, fizemos uso de metodologias inovadoras como a rotação por estações e a gamificação, que foram aplicadas juntamente com momentos de diálogo e partilha de experiências entre todos os envolvidos. Este relato proporcionou uma interação maior e nos aproximou de diversos campos de trabalho nos quais a Storytelling pode ser usada.
Palavras-chave: Storytelling, Metodologia ativa, Experiências

Referências

FILATRO, A. & CAVALCANTI, C. C. Metodologias Inov – ativas na educação presencial, à distância e corporativa – 1ª ed – São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda in: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Organizadores: Lílian Bacich e José Moran. Porto Alegre: Penso: 2018.

PERES, S. G., NEVES, R. N., BORGES, F. T. Recursos simbólicos e imaginação no contexto da contação de histórias. Rev. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 1, Janeiro/Abril de 2018: 151-161.

PUIG, J. M. Democracia e a participação escolar: Propostas de atividades. Trad. de Maria Cristina de Oliveira. São Paulo: Moderna 1998.

VALENÇA, M. TOSTES, A. P.B. O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo. Rev Carta Inter., Belo Horizonte, v. 14, n. 2.

Publicado
24/08/2021
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Marina Silva; BORGES, Ana Cláudia Lins. Usando a Storytelling Enquanto Metodologia de Aprendizagem Ativa: Um Relato de Experiência  . In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 6. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 508-514.