O Estado da Arte sobre a Indústria 4.0: Uma Busca por Contribuições na Área de Ensino e Aprendizagem

  • Andressa B. Ferreira IFCE
  • Samuel L. S. de Oliveira IFCE

Resumo


Nos últimos anos, a Indústria 4.0 tem atraído atenção em pesquisas acadêmicas e científicas. Nesse contexto, um tipo específico de estudo tem se popularizado na disseminação do conhecimento: as revisões sistemáticas da literatura, cujo objetivo é sintetizar o corpo completo de trabalhos existentes sobre um tema específico. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo investigar o estado da arte das revisões sistemáticas da literatura sobre a Indústria 4.0, nos últimos cinco anos. O objetivo é buscar em tais estudos contribuições para a área de ensino e aprendizagem. O protocolo adotado nesta pesquisa retornou inicialmente 2.430 artigos. Após aplicar critérios de inclusão e exclusão, bem como avaliar a qualidade dos trabalhos, apenas 8 deles abordam questões ou desafios sobre ensino e aprendizagem. A maioria dos estudos avaliados destaca a necessidade de introduzir e aprimorar, por meio do ensino, habilidades fundamentais para o advento da Indústria 4.0. Espera-se, com esta pesquisa, mostrar a importância e oportunidades de trabalho nesta área.
Palavras-chave: Revisão sistemática, Indústria 4.0, Ensino, Aprendizagem

Referências

Bajic B., Rikalovic A., Suzic N. & Piuri V., Industry 4.0 Implementation Challenges and Opportunities: A Managerial Perspective, in IEEE Systems Journal, vol. 15, no. 1, pp. 546-559, March 2021, doi: 10.1109/JSYST.2020.3023041.

Beer P., Mulder R. H.; The Effects of Technological Developments on Work and Their Implications for Continuous Vocational Education and Training: A Systematic Review; Frontiers in Psychology ; Vol 11:918; 2020.

Benesova A., Tupa J., Requirements for Education and Qualification of People in Industry 4.0. Procedia Manufacturing, v. 11, p. 2195-2202, 2017.

Buhr D., Social innovation policy for Industry 4.0. Friedrich-Ebert-Stiftung, Division for Social and Economic Policies, 2015.

Edwards P, Remirez P. When should workers embrace or resist new technology? New technology, work and employment, v. 31, n. 2, p. 99-113, 2016.

Erlyani N., Suhariadi F.; Literature Review: Readiness to Change at the University; Journal of Medical Science; Vol 9:464-469; 2021.

Hecklau F. t al. Holistic approach for human resource management in Industry 4.0. Procedia CIRP, v. 54, p. 1-6, 2016.

Kagermann H., Wahlster W., Helbig, J. Recommendations for implementing the strategic initiative Industrie 4.0. Final Report, Acatech, 2013.

Khuraisah MN., Khalid F., Husnin H.; Preparing Graduates with Digital Literacy Skills Toward Fulfilling Employability Need in 4IR Era: A Review; International Journal of Advanced Computer Science and Applications, Vol. 11, No. 6; 2020.

Kitchenan, B. A.; Charters S. Guidelines for Performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report. EBSE-2007-01, Keele University; 2007.

Lu Y.; Industry 4.0: A survey on Technologies, applications and open research issues; Journal of Industrial Information Integration; V. 6: 1-10; 2017.

Maisiri W, van Dyk L. & Coetzee R., Development of an industry 4.0 competency maturity model, in SAIEE Africa Research Journal, vol. 112, no. 4, pp. 189-197, Dec. 2021.

Motyl B., Filippi S.; Trends in engineering education for additive manufacturing in the industry 4.0 era: a systematic literature review; International Journal on Interactive Design and Manufacturing (IJIDeM) 15:103–106; 2021.

Okoli C., A Guide to Conduct a Standalone Systematic Literature Review. Communications of the Association for Information Systems. Atlanta. Vol 37, n 43, p.879-910; 2015.

Peixoto B., Pinto R., Melo M., Cabral L., Bessa M.; Immersive Virtual Reality for Foreign Language Education: A PRISMA Systematic Review; IEEE Access; 2021.

Peres R. S., Jia X., Lee J., Sun K., Colombo A.W. & Barata J., Industrial Artificial Intelligence in Industry 4.0 - Systematic Review, Challenges and Outlook, in IEEE Access, vol. 8, pp. 220121-220139, 2020, doi: 10.1109/ACCESS.2020.3042874.

Rodrigues, L. C., de Queiroga, A. P. G., & Milhossi, J. F.; Indústria 4.0 e a transformação digital / Industry 4.0 and digital transformation; Brazilian Journal of Development, 8(2), 14093–14101; 2022.

Schwab, K., The Fourth Industrial Revolution. Genebra: World Economic Forum, 2016.

Swartz B.; Ethics in Engineering Education 4.0: The Educator’s perspective; SAIEE Africa Research Journal; 112(4), 181-188; 2021.

Yusuf, B., Walters, L. M., & Sailin, S. N.; Restructuring Educational Institutions for Growth in the Fourth Industrial Revolution (4IR): A Systematic Review; International Journal of Emerging Technologies in Learning (iJET); 15(03), pp. 93–109; 2020.
Publicado
23/08/2023
FERREIRA, Andressa B.; OLIVEIRA, Samuel L. S. de. O Estado da Arte sobre a Indústria 4.0: Uma Busca por Contribuições na Área de Ensino e Aprendizagem. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 21-30. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.231483.