Análise exploratória sobre evasão tardia da graduação de uma universidade pública

  • Caio Vinicius Monteiro Martins Instituto Metodista Granbery
  • Filipe Carvalho Lacerda Instituto Metodista Granbery
  • Igor Procópio do Carmo Instituto Metodista Granbery
  • Edmilson Vitorino Scovino da Silva Instituto Metodista Granbery
  • Tatiane Ornelas Martins Alves Instituto Metodista Granbery
  • Ricardo Silva Campos Instituto Metodista Granbery / UFJF

Resumo


A evasão de alunos nos períodos finais é um sério problema para instituições de ensino superior por fatores como o orçamento recebido pelas universidades, que dependem da quantidade de alunos matriculados e de concluintes, assim como prejuízos na perda de programas e planos do governo. Assim, este trabalho realiza uma análise exploratória na base de dados de um sistema de gestão acadêmica de uma universidade federal, para descrever os principais fatores que causam a evasão estudantil em diferentes fases da graduação. Foram aplicadas técnicas de estatística descritiva e correlação.

Referências

Alqallaf, F. A.; Konis, K. P.; Martin, R. D.; Zamar, R. H. (2002). Scalable robust covariance and correlation estimates for data mining. In Proceedings of the eighth ACM SIGKDD international conference on Knowledge discovery and data mining, 4-23. [DOI: 10.1145/775047.775050]

Brito Júnior, I. (2018). Uso de mineração de dados educacionais para a classificação e identificação de perfis de evasão de graduandos em Sistemas de Informação (Monografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

Couto, D., & Santana, A. (2017). Mineração de dados educacionais aplicada à identificação de variáveis associadas à evasão e retenção. II Congresso sobre Tecnologia na Educação (pp. 333-344).

de Oliveira Júnior, J. G.; Noronha, R V.; Kaestner, C. A. A. (2017) Método de seleção de atributos aplicados na previsão da evasão de cursos de graduação. Revista de Informática Aplicada, v. 13, n. 2.[DOI: 10.13037/ria.vol13n2.206]

O'Neill, L., Vonsild, M. C., Wallstedt, B., & Dornan, T. (2013). Admission criteria and diversity in medical school. Medical education, 47(6), 557-561.

Pereira, F. C. B. et al. (2003) Determinantes da evasão de alunos e os custos ocultos para as instituições de ensino superior: uma aplicação na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Tese (doutorado) Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

Prestes, E. M. D. T.; Fialho, M. G. D.; PFeiffer, D. K. (2014). A evasão no ensino superior globalizado e suas repercussões na gestão universitária. 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada.

Santana, A. P.; Perrosso, J. E. C.; Macedo, K. L. O.; Farias, S. P. D. (1996) Evasão escolar em escolas públicas municipais rurais localizadas em Montes Claros. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Estadual de Montes Claros.

Vasquez, J.; Castaño, E.; Gallón, S.; Gomez, K. (2003). Determinantes de la deserción estudiantil en la Universidad de Antioquia. Borradores del Cie, (04), 1-38.
Publicado
23/08/2023
MARTINS, Caio Vinicius Monteiro; LACERDA, Filipe Carvalho; CARMO, Igor Procópio do; SILVA, Edmilson Vitorino Scovino da; ALVES, Tatiane Ornelas Martins; CAMPOS, Ricardo Silva. Análise exploratória sobre evasão tardia da graduação de uma universidade pública. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 31-40. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.231565.