Oficina de Inkscape: entre o criativo e o digital

  • Anna Izabel Muniz UFBA
  • Salete de Fátima Noro Cordeiro UFBA

Resumo


O relato de experiência em questão apresenta a descrição de uma das práticas desenvolvidas por um projeto que buscou estreitar a relação entre escola básica e Universidade Federal da Bahia (UFBA), na tentativa de promover uma reflexão sobre a importância dos Recursos Educacionais Abertos (REA) na educação pública. O objetivo geral foi construir uma oficina de Inkscape, programa livre de edição de imagens vetoriais, com intenção de provocar os estudantes a perceberem como operam os dispositivos de produção de imagem, a plasticidade dos conteúdos, as políticas de conteúdos presentes nas plataformas da web, ao mesmo tempo estimulando sua criatividade e criticidade diante dos dispositivos digitais e protocolos livres. A metodologia utilizada foi qualitativa, onde o principal dispositivo de registro dos nossos achados é feito por meio de um diário de campo. Os resultados dessa experiência apontam para a relevância da utilização de softwares livres e a proposição de construção de REA, uma vez que coloca os estudantes em relação com um contexto que envolve peculiaridades da práticas de letramento digital, mobilizando não apenas a noção técnica da produção de imagens vetoriais, mas também política e filosófica para a construção da emancipação e cidadania.

Palavras-chave: recursos educacionais abertos, tecnologias digitais, educação, cidadania

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Publicado
23/08/2023
MUNIZ, Anna Izabel; CORDEIRO, Salete de Fátima Noro. Oficina de Inkscape: entre o criativo e o digital. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 8. , 2023, Santarém/PA. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 51-60. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2023.231673.